Pix fora do ar: o que significa?

A praticidade dos sistemas de transferências bancárias no Brasil permitem que os clientes dos bancos possam controlar  suas finanças, mas quando os usuários se encontram com a  situação do Pix fora do ar, gera muitas dúvidas.

As falhas nos sistemas bancários não são ações frequentes, no entanto em um sistema de pagamentos  que é mais recente como o pix, pode ocorrer alguma instabilidade. 

O Pix fora do ar pode ser causado por alguma dificuldade técnica e antes de se angustiar o usuário deve aguardar o restabelecimento do serviço.

Portanto, se ao acessar a função Pix na sua conta bancária, você encontrar a mensagem: Pix fora do Ar, procure outras alternativas para pagar as contas caso não possa aguardar a normalização do sistema.

O que é o Pix?

Em primeiro lugar, o Pix é um sistema de pagamento instantâneo, lançado pelo Banco Central em 2020, cujo objetivo é a democratização do uso dos serviços de transferências.

Atualmente, o  sistema Pix é um dos meios de pagamentos mais utilizados e requeridos pelos usuários de serviços financeiros no Brasil, devido a sua facilidade para ativá-lo.

Quando um usuário cadastrar uma chave pix, ele deve informar esse código de identificação para que a pessoa que deseja pagar ou transferir dinheiro para o destinatário possa fazê-lo de maneira mais fácil.

Por que o Pix pode estar fora do ar?

O Pix é um meio de pagamento seguro e  pode ficar fora do ar  para os usuários por  falhas tecnológicas.

Contudo se deparar com esta situação, você pode tomar algumas medidas para conseguir realizar as  transferências bancárias e entender o motivo do sistema estar inativo.

1º Problemas na conexão de internet 

Um problema na conexão de internet pode fazer com que um usuário não consiga visualizar todas as funções e serviços disponíveis no seu banco.

Para estar seguro que a dificuldade para acessar o sistema de pagamento não é por um problema da sua conexão de internet, verifique a velocidade da internet.

2º Aplicativo do banco na versão desatualizada

Se o aplicativo do banco estiver desatualizado alguns serviços e operações podem sofrer instabilidade ou acabarem não sendo realizados e aparecer uma mensagem de erro.

3º Sistema do banco com falhas técnicas

Os sistemas dos bancos podem chegar a falhar em algum momento devido a problemas técnicos seja pela manutenção ou atualização de algum software ou processo.

Ao se tratar de recursos tecnológicos existe a possibilidade que por alguma falha o site do banco não possa ser acessado ou os serviços estejam inativos.

4º Instabilidade no Sistema do Banco Central

As operações de transferências do Pix também dependem que o sistema do Banco Central esteja em pleno funcionamento.

Logo se este sistema está fora do ar é provável que o Pix também não funcione.

O que fazer no caso de que o PIX esteja fora do ar?

Se você constatar que o PIX está fora do ar, você pode tentar verificar se o problema acontece com todas as instituições bancárias.

 Ainda assim, se tiver conta em outro banco consulte o homebanking e aplicativo e veja se o serviço se encontra disponível nesta instituição.

Seja como for, se ao verificar o Pix em outros bancos ele estiver funcionando e a única pessoa que tem problema de acesso for você, seria interessante consultar a versão do aplicativo.

A desatualização de um programa ou aplicativo pode impedir que os usuários não consigam acessar os serviços bancários como o Pix.

Outra alternativa que pode ser utilizada no caso que o Pix não funcione em nenhum banco e o usuário tenha urgência de realizar um pagamento é  realizar a  transferência ted ou transferência via DOC.

Por último, você pode utilizar a técnica de entrar no site Down Detector como  outros usuários de serviços financeiros têm usado para identificar quando o sistema pix está com problemas.

Com Global66 não temos problemas com as transferências

A plataforma de transferências internacionais Global66 é responsável por realizar milhares de remessas de dinheiro todos os meses para diferentes destinos no mundo todo.

Faça parte do grupo  de pessoas que utilizam uma solução confiável e econômica para realizar transferências internacionais, crie uma conta na Global66 hoje mesmo.

Como cliente da fintech Global66 você não precisa esperar tantos dias para receber e enviar dinheiro para o exterior e a melhor parte fica para o final: você conta com um câmbio e taxas mais justas.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »