Pagamento por aproximação: o que é e como funciona?

O Pagamento por Aproximação é um sistema de pagamento que vem sendo utilizado por algumas instituições bancárias e estabelecimentos comerciais desde 2015.

De maneira geral, o pagamento por aproximação é um método de pagamento que permite realizar pagamentos entre dispositivos sem o uso de fios ou leitores que têm contato físico.

Em outras palavras, uma pessoa pode utilizar um cartão de crédito, aplicativo de pagamentos para pagar um serviço transmitindo apenas os dados necessários para a operação.

Além disso, os sistemas de pagamentos por aproximação podem incluir cartões de crédito, cartões de débito, cartões inteligentes e  smartphones com leitores com tecnologias de comunicação  sem fio.

Os tipos de tecnologias globais de comunicação que mais estão sendo utilizadas nos últimos tempos são: RFID-  Radio-Frequency Identification (Identificação por Radiofrequência )  e NFC- Near Field Communication ( Comunicação de campo próximo).

O que é NFC?

A tecnologia NFC em português  significa Comunicação de Campo próximo e o seu uso ocorre através da conectividade de dispositivos sem fio de curto alcance.

Ainda assim, o seu funcionamento somente acontece quando os dois dispositivos são aproximados e apenas um deles precisa ser alimentado com energia.

O NFC é um dos tipos de pagamentos sem contato, para que a transmissão dos dados seja realizada com sucesso é recomendável que o cartão ou dispositivo esteja no máximo a 10 centímetros de distância da máquina leitora.

Como funciona o NFC?

A tecnologia NFC pode funcionar tanto em cartões de crédito, débito e inteligentes quanto em smartphones equipados com o NFC. 

Seja como for, qualquer um desses dispositivos que possuem a tecnologia de comunicação por campo de proximidade fazem a troca de dados com o dispositivo receptor através da radiofrequência. 

Alguns exemplos de cartões inteligentes que estão habilitados com a tecnologia NFC são:  o Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay, neles um usuário pode realizar um pagamento sem contato.

Por outro lado, para que um pagamento por aproximação celular seja feito é necessário que a loja ou estabelecimento comercial possua um dispositivo habilitado com o NFC.

A transação ocorre entre esses dois dispositivos NFC sincronizados, dependendo do tipo de operação e da instituição financeira pode requerer o uso de uma senha para confirmar a operação.

O que é RFID?

Antes de mais nada, o RFID ou a Identificação por radiofrequência é uma tecnologia que permite a comunicação unidirecional entre os dispositivos.

Bem como, o RFID cumpre um papel importante no funcionamento do NFC, pois cada item pode ser identificado devido às ondas de rádio.

Nesse sentido, pode se dizer que o NFC é um subconjunto do RFID.

Atualmente, a tecnologia RFID vem sendo muito utilizada no setor varejista, sobretudo para escanear e identificar um produto com determinadas características com a ajuda das etiquetas RFID postas nos produtos.

Outros exemplos onde a identificação por radiofrequência é  utilizada  podem ser vistos a seguir:

  •  nos pedágios.
  • nos aeroportos em que a leitura de passaportes inteligentes são feitas.
  • cartões de crédito
  • crachás de identificação

Diferenças entre o RFID e NFC

O principal aspecto que marca a diferença entre a tecnologia de pagamento por aproximação RFID e NFC é o modo de operação de cada uma delas.

O pagamento por aproximação NFC funciona  com três modos diferentes de comunicação: 

  1. faz a leitura e gravação dos dados; 
  2. utiliza o sistema ponto a ponto, ou seja através de transferências entre dispositivos
  3. atua na emulação de cartões, por meio do software utilizado é possível transformar os smartphones em simuladores de cartões.

Enquanto a digitalização do RFID ocorre em distâncias entre 10 e 100 metros.

Tipos de pagamento por aproximação

O pagamento por aproximação no Brasil já pode ser utilizado de várias maneiras: via celular, via cartão de crédito, via  pulseira e via adesivo.

Contudo, o pagamento por aproximação celular  e pagamento via cartão de crédito são um dos mais populares entre os usuários dos serviços bancários digitais.

Em algumas instituições como o Banco Santander, Itaú e Banco do Brasil o serviço está disponível.

Por exemplo: no Banco do Brasil os clientes podem habilitar o cartão de crédito ou smartphone para pagamento por aproximação e podem pagar a passagem do metrô utilizando este sistema.

Tanto as pulseiras quanto os adesivos devem ser desenvolvidos por cada instituição bancária, sendo mais uma opção de pagamento fácil, individual e sem contato.

Veja o que são bancos digitais.

Como usar o pagamento por aproximação?

A introdução do sistema de pagamento por aproximação representa uma mudança no acesso e na agilidade na cobrança de pagamentos realizados pelas pessoas diariamente.

Desse modo, a escolha desse tipo de pagamento pode beneficiar tanto os empreendedores quanto os consumidores, pois diminui o tempo de espera e permite que se realize mais vendas em pouco tempo, ainda que sejam compras de pequenos valores.

Para usar o pagamento por aproximação com o cartão de crédito é necessário que a pessoa se informe com a instituição bancária que possui vínculo.

Em alguns casos, pode ser necessário habilitar a função através do home banking ou aproximar o cartão a uma máquina com tecnologia NFC.

Depois que a função estiver habilitada, o cliente pode buscar quais estabelecimentos comerciais aceitam o pagamento por aproximação, seja ele por cartão de crédito, smartphones ou pulseiras.

Como fazer transferência dentro do Brasil com a Global66?

Se você deseja  enviar dinheiro para o exterior e também realizar transferências dentro do Brasil, você pode utilizar a plataforma de pagamentos Global66.

A fintech Global66 disponibiliza o serviço de transferências internacionais com um custo reduzido e recentemente lançou a função de transferências bancárias no Brasil.

Portanto, se você se cadastrar na plataforma Global66 Brasil poderá fazer transferências tanto para outros países quanto para outras pessoas que estão no Brasil.

Um dos benefícios de utilizar o sistema de pagamento online da Global66 é possibilitar que os beneficiários recebam a transferência diretamente em uma conta bancária.

Como resultado, você pode tanto enviar quanto receber transferências na sua conta Global66 ou diretamente na sua conta bancária sem descontos e nem taxas para utilizar o serviço.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »