Open Finance: o que é e qual é seu impacto?

A interação dos usuários dos serviços bancários e financeiros é o foco principal do Open Finance, uma transformação no processo de compartilhamento das informações dos clientes que utilizam serviços e produtos financeiros.

O Open Finance faz parte de uma série de inovações que estão sendo adotadas pelo Banco Central do Brasil com o objetivo de aumentar a competitividade entre as instituições do mercado financeiro.

Sendo assim, as soluções oferecidas dentro do sistema financeiro beneficiarão as empresas e clientes que participam dessa estrutura bancária.

Open Finance: O que é?

O Sistema Financeiro Aberto ou o Open Finance é um processo de compartilhamento e gerenciamento de informações de usuários entre diferentes instituições bancárias.

Esta iniciativa desenvolvida pelo Banco Central visa facilitar o intercâmbio de dados de usuários vinculados à uma entidade bancária ou instituição financeira com outros bancos.

Basicamente, a pessoa que possui um vínculo com um banco X pode solicitar a essa instituição que compartilhe os seus dados cadastrais, informações de crédito, entre outros, com outras instituições financeiras.

Um dos requisitos fundamentais do Open Finance é que toda e qualquer informação relacionada a algum usuário só deve ser compartilhada com o consentimento dessa pessoa.

Leia aqui sobre Qual Conta Digital Rende Mais

Como funciona?

open finance

A implementação do Open Finance foi organizada para acontecer em 9 etapas, em que o Banco Central disponibiliza o acesso a  diferentes propostas de produtos financeiros de pagamentos.

O projeto Open Finance foi iniciado em fevereiro de 2021 sob o nome de Open Banking e foi posteriormente modificado, para destacar uma ampliação das suas funcionalidades.

Na primeira fase do projeto de implementação do Sistema Financeiro Aberto todas as instituições financeiras participantes devem disponibilizar os seus dados completos referentes aos produtos e serviços financeiros.

Bem como, as taxas e tarifas devem ser divulgadas de maneira padronizada, para que os clientes possam ter a liberdade de escolher a solução que mais se adapta a sua necessidade.

Nesse segundo momento os clientes são os protagonistas do processo, quando podem compartilhar os seus dados de cadastro, transações na conta e operações de crédito com instituições de sua preferência.

A solicitação do compartilhamento dos dados com outra instituição financeira deve ser feita pelo cliente através do internet banking ou app do banco que queira iniciar o vínculo.

Depois de preencher o formulário de solicitação de compartilhamento dos dados com o banco de sua preferência, as duas instituições devem manter a  comunicação.

O banco que o usuário possui uma conta aberta deve se certificar de que o cliente realmente deseja compartilhar suas informações financeiras com a entidade bancária Y.

Dessa maneira, somente após  receber a confirmação do cliente que deseja compartilhar os dados  com outras instituições é que o processo de fluxo de informações acontece.

Quem pode participar do Open Finance?

No Open Finance existem diversos participantes: bancos, instituições de pagamentos, cooperativas de crédito, fintechs, etc.

As instituições autorizadas pelo Banco Central para participar desse sistema de compartilhamento de dados financeiros podem desenvolver ou oferecer um produto ou serviço financeiro personalizado para seus clientes.

Todos os usuários são considerados neste processo, até mesmo aqueles que são empresas, empreendedores ou pessoas físicas.

Vantagens do Open Finance

Os principais benefícios do Open Finance apontados pelos especialistas são o aumento na competitividade dentro do mercado financeiro. Também, a criação de novos modelos de negócios e melhoria de serviços.

A transformação esperada a partir do Open Finance prevê um impacto na vida de milhares de usuários de serviços financeiros. Eles poderão ter mais autonomia e controle para escolher quais serviços e produtos lhe convém.

Do ponto de vista das empresas, o novo Sistema Financeiro permitirá que as instituições realizem uma análise mais completa dos perfis financeiros dos clientes. Isto, com o objetivo de encaminhar propostas comerciais compatíveis aos seus interesses.

Quais são os tipos de dados que serão compartilhados no Open Finance?

As informações que podem ser compartilhadas no Open Finance se referem principalmente a serviços bancários e dados cadastrais de um cliente. Também, contas, operações de crédito, transações de câmbio e aplicações financeiras. 

Aqui você pode ler sobre a Moeda de Portugal

Segurança no Open Finance

A segurança é um aspecto relevante em um ecossistema financeiro presente no meio digital. Por isso a importância do uso de tecnologias como criptografia e protocolo SSL para que durante a navegação e acesso aos sites a operação esteja protegida.

O Open Finance Brasil adota a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais- LGPD, o que garante uma maior transparência e segurança no processo de compartilhamento de dados entre as instituições financeiras.

Como resultado das medidas de adequação à proteção dos dados dos usuários e com o fluxo de informação compartilhado apenas com a autorização dos clientes, o ecossistema financeiro se torna mais seguro, competitivo e confiável.

Faça seu dinheiro ser Global agora!

A fintech Global66 é especializada no serviço de transferências internacionais entre pessoas e empresas em mais de 50 países.

Os clientes da Global66 têm acesso a uma plataforma de envios de dinheiro para o exterior com prazos de entregas rápidos e taxas de câmbio competitivas.

Forme parte da Fintech que está revolucionando a indústria Financeira na América Latina.

Baixe o app e transfira em segundos!

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »