O que é PHD? Como estudar um Doutorado no Exterior?

Durante as pesquisas sobre carreiras universitárias e especializações podem surgir dúvidas como: o que é PHD? Se você ainda não conhece o significado, te explicaremos.

PHD é abreviação de Philosophiae Doctor ou Doutor em Filosofia, um título acadêmico concedido às pessoas que completaram essa trajetória acadêmica.

Apesar do nome fazer alusão a Filosofia, o PhD pode ser realizado em diferentes áreas do conhecimento.

Mas o que é PHD no Brasil? Nas Instituições de Ensino Superior brasileiras o título concedido para uma pessoa que fez o Mestrado e depois concluiu o Doutorado é Doutor.

O que é um PHD?

O PHD é um título acadêmico obtido pelos profissionais que participaram de um Programa de Doutorado em uma instituição de Ensino Superior.

A terminologia PHD é utilizada com frequência em universidades na Europa e nos Estados Unidos.

O processo de aceitação da candidatura do aluno no curso de Doutorado inclui o desenvolvimento de uma Tese original e demonstrar habilidades de pesquisas.


Quais são os outros tipos de Doutorado?

Os cursos de Pós-Graduação no Brasil e nas melhores faculdades do mundo possuem uma ampla oferta em diversas áreas do conhecimento.

Desse modo, existem outros tipos de programas de  Doutorados com o objetivo de pesquisa e aprofundamento científico em outros campos de estudo:

  • M.D – Doutor em Medicina;
  • DNP-Doutorado em Práticas de Enfermagem;
  • Dr.PH- Doutor em Saúde Pública;
  • Ed.D – Doutorado em Educação;
  • J.D – Doutor na área de Direito;
  • Th.D – Doutorado em Teologia e Estudos Religiosos.
  • D.BA – Doutor em Business and Administration.
  • D.A – Doutor de Artes;
  • DMUS- Doutorado de Música.

Quanto tempo dura um PHD?

A duração do curso de PHD dependerá da área e curso escolhido, contudo costumam durar entre 4 e 8 anos até que todas as etapas de pesquisa, estágio e defesa de tese estejam completas.


Quem pode estudar um PHD?

Antes de mais nada, é importante saber que  os programas de Doutorados não são iguais em todas as instituições até mesmo dentro de um mesmo país.

Nos Estados Unidos em algumas universidades os profissionais podem solicitar a entrada no curso de Doutorado depois de terem concluído a graduação.

Enquanto em outros países como o Brasil e o Canadá, a carreira somente pode ser iniciada após a conclusão do Mestrado.

Além disso, no Canadá é possível adiantar a formação de Mestrado para iniciar um curso de PHD.


Como estudar um PHD no exterior?

Os estudantes podem se candidatar a diferentes tipos de programas de PHD no exterior, porém é necessário analisar os requisitos e condições de participação.

Cada tipo de curso disponibilizado pelas diferentes instituições podem ter como parte da seleção: 

  • apresentação de um trabalho de pesquisa original, 
  • ter certificado de  domínio de idiomas;
  • apresentar uma carta de referência e declaração pessoal.

O passo mais importante para a pessoa que deseja fazer um PHD no exterior é identificar a faculdade que conta com o curso que ela deseja fazer.

Em seguida, o profissional deve encontrar um professor que investigue e se dedique à área de estudos que ele pretende se especializar.

É importante estar atento aos prazos de inscrição da admissão e da apresentação dos documentos e realização dos testes online.

Para realizar um PHD no exterior o candidato deve realizar um planejamento financeiro para poder financiar os seus estudos em outro país.

Perguntas frequentes sobre o PHD?

Qual é a diferença entre Doutorado e PHD?

O Doutorado é um título acadêmico outorgado por uma universidade aos profissionais que concluíram  esta modalidade de carreira de Pós-Graduação.

Nesse sentido, o PHD é um tipo de Doutorado com os mesmos objetivos que a formação de Doutorado conhecida no Brasil: aprofundar o conhecimento teórico.

A diferença entre o Doutorado e o PHD consiste na trajetória que cada estudante deve seguir para alcançá-lo, em alguns países o PHD pode ser feito apenas com o curso de Graduação.

O que é uma pessoa com PHD?

Dizer que uma pessoa possui  PHD significa que ela possui o título acadêmico de Doutorado em uma área do conhecimento.

A formação do Doutorando permite que suas contribuições nas pesquisas acadêmicas sejam maiores e  se ele quiser poderá seguir a carreira como pesquisador científico e professor universitário.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »