O que é Capex: qual é a importância para as Finanças de uma Empresa?

Todas as empresas precisam fazer a gestão dos seus gastos e para isso na área contábil se utilizam muitos conceitos como o CAPEX, mas você sabe o que é Capex?

O Capital Expenditure, mais conhecido como a sigla Capex é o tipo de investimento feito no setor empresarial para que as operações da empresa se tornem mais produtivas.

Desse modo, a melhor resposta para o que é Capex é que ele se trata dos gastos que uma empresa tem para aumentar a sua capacidade de produtividade e adquirir bens de capital.

Em suma, para que uma empresa possa avaliar quais são as melhores alternativas de investimentos que podem ser feitos é preciso que seja feita uma análise das finanças.

O que  é o CAPEX?

Antes de mais nada, o Capital Expenditure(CAPEX) é um termo extraído da língua inglesa que significa Despesas de Capital, ou seja, são os capitais investidos em um negócio.

Essas despesas de capital são medidas  importantes e necessárias para o crescimento da empresa que tem como finalidade a aquisição de bens e recursos.

Todos os investimentos feitos pela empresa têm o intuito de  melhorar os ativos financeiros da companhia.

Dessa forma, o CAPEX pode ser definido como todo investimento necessário para manter ou ajudar a expandir os bens de capital da empresa.

O que é o CAPEX de uma empresa?

As Despesas de Capital(CAPEX) podem ser representadas de diversas maneiras e o futuro de uma empresa depende dos investimentos feitos e de como eles são administrados.

Nesse sentido, o Capital Expenditure de uma empresa pode ser relacionado à manutenção  dos bens que foram adquiridos e também aos investimentos necessários para sua  expansão.

 Em outras palavras, as Despesas de Capital de uma empresa têm como meta  refletir no crescimento das suas vendas e consequentemente na rentabilidade do negócio.

Os exemplos de investimentos em CAPEX por parte das empresas são:

  • Imóveis;
  • Maquinário;
  • Computadores;
  • Carros;
  • Equipamentos;

Como resultado, os Investimentos em Bens de Capitais são sumamente importantes para  auxiliar na tomada de decisões gerenciais e conhecer o estado do fluxo de caixa.

Para que serve o CAPEX?

Uma das razões pela qual um negócio deve ter conhecimento sobre os tipos de despesas e gastos que possui  é saber como aplicá-lo e utilizá-lo para alcançar um rendimento maior das suas operações.

Os Investimentos de Bens de Capital servem como um medidor de todas as despesas de capital realizadas ao longo do tempo.

Na área de Contabilidade o Capex é um elemento relevante para a demonstração que os ativos financeiros adquiridos pela empresa estão apresentando resultados.

Assim também, através do Capez  é possível calcular o tempo estimado para obter o Retorno do Investimento feito ao adquirir estes bens.

Onde  conseguir o CAPEX nos Demonstrativos Financeiros?

A melhor maneira para identificar o CAPEX nas operações financeiras da empresa é consultando o Fluxo de Caixa de investimentos da empresa.

O Demonstrativo de Fluxo de Caixa é a  documentação em que estão descritas todas as atividades de movimentação financeira do negócio.

Neste relatório com valor contábil e fiscal as empresas poderão identificar todas as operações realizadas em nome da empresa como: 

  • valores recebidos;
  • pagamentos realizados;
  • despesas operacionais;
  • financiamentos;
  • empréstimos ativos;
  • investimentos.

Para  que os gestores possam encontrar rapidamente o Capex nos demonstrativos financeiros,  eles podem analisar  as atividades de investimentos que aparecem no fluxo de caixa.

Capital Expenditure Fórmula

A fórmula do Capital Expenditure  deve ser feita analisando a soma dos investimentos tanto de manutenção quanto de expansão e o balanço patrimonial.

Capex= oscilação  dos ativos imobilizados( período presente) – (período passado)  + depreciação dos ativos .

Esse tipo de cálculo tem como objetivo compreender como os investimentos realizados poderão impactar diretamente as finanças da empresas e podem sofrer a depreciação ao longo da sua vida útil.

Diferenças entre CAPEX e OPEX

As diferenças entre OPEX e CAPEX consistem principalmente em sua finalidade, pois as Despesas de Capital(Capex) têm o objetivo de  custear a longo prazo o funcionamento da empresa.

Seja na compra de máquinas, galpões ou  veículos, uma empresa  pode realizar investimentos cujo os resultados poderão ser vistos no decorrer do tempo de sua aplicação.

Por outro lado, as Despesas Operacionais(Opex) se referem aos gastos que um negócio tem a curto prazo e tem a finalidade de manter os processos operacionais em pleno funcionamento.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »