O que é BRL: o significado e como funciona?

O universo das finanças, assim como o mercado cambial possuem muitas siglas e termos que nem sempre são conhecidos por todos, como por exemplo: o que é BRL?

Se você já fez viagens ao exterior ou faz  a cotação da moeda brasileira em relação a outras moedas estrangeiras antes de realizar uma transferência internacional, certamente deve ter visto a sigla BRL.

Para quem ainda não sabe o que é BRL, se trata da maneira como a moeda brasileira é conhecida dentro do padrão internacional de moedas.

O que é BRL?

Em primeiro lugar, é importante destacar  que as moedas do mundo todo recebem uma codificação  para serem identificadas no sistema financeiro.

A sigla BRL se refere ao código de três letras definido pelo ISO para a moeda brasileira, mas transações de comércio exterior, ou seja, o real.

Além de possuir o código com letras, o real possui um código numérico para ser reconhecido nas operações de importação e exportação.

Qual é a diferença entre BRL e real?

À primeira vista, não existe uma diferença entre o BRL e o real, pois o BRL é a representação do código da moeda oficial do Brasil.

O real é uma moeda utilizada em muitas operações financeiras e em muitas dessas transações comerciais fazem referência a divisa adotando o uso do código BRL.

Um exemplo onde o BRL aparece é nas faturas de cartões de créditos internacionais, na cotação de câmbio ou nas atualizações da Bolsa de Valores.

Em síntese, o BRL é o mesmo que o real brasileiro, se esse código aparecer em algum documento significa que se trata da moeda do Brasil.

Como funciona o BRL?

Para entender o funcionamento do BRL antes é  preciso lembrar que o real como é conhecido hoje somente ocorreu em 1994.

A representação do real com o código internacional ISO BRL faz parte de um sistema padronizado que permite identificar cada moeda de vários países.

Com o código BRL é possível que instituições que necessitam realizar transações entre o real e outras moedas possam saber com qual divisa está operando.

Nesse sentido, o BRL serve para ser utilizado em cotações de câmbio, por exemplo, se um usuário quer saber  qual é a cotação do dólar turismo  hoje?

A conversão do valor da moeda internacional como o USD( dólar) pode ser  feita em relação ao BRL, EUR, GBP e muitas outras moedas.

Usando o BRL em compras internacionais

O símbolo ISO da moeda brasileira pode ser visto e identificado em diversos tipos de compras realizadas no exterior:

  • aquisição de roupas em sites chineses;
  • compra de passagens aéreas em sites internacionais;
  • adquirir produtos importados;

Muitas pessoas têm aproveitado a facilidade que as tecnologias têm proporcionado para realizar compras pela internet em lojas estrangeiras.

Ainda assim, um detalhe que não pode ser esquecido pelos usuários que fazem operações financeiras com conversão de moedas é a existência de impostos e tarifas.

Seja como for, tanto nas compras internacionais realizadas durante uma viagem ou feitas pela internet o IOF(Imposto sobre Operações Financeiras) será cobrado.

Dessa forma, para que as compras internacionais sejam feitas claramente o consumidor deve saber o que é o IOF e a  alíquota que será descontada.

Outros custos que você deve considerar ao comprar na internet

As compras na internet facilitam o dia a dia de muitos usuários, em poucos cliques é possível visualizar os produtos de marcas do mundo todo.

Apesar disso, uma compra feita sem pesquisar a reputação da loja ou sem conhecer os verdadeiros custos da entrega do produto podem se tornar um problema.

Nas compras internacionais, por exemplo, além do custo do produto, o usuário deve pagar um imposto chamado IOF que incide sobre 6,38% do valor da compra.

Dependendo do tipo de compra realizada o valor do frete pode não estar incluído, podendo ser um frete fob ou frete cif, representando outro gasto.

Por último, em alguns casos as compras no exterior podem requerer o pagamento de uma taxa para a liberação do produto na Aduana brasileira.

Perguntas frequentes sobre o que é BRL

Qual é a utilidade da sigla BRL?

A principal utilidade da sigla BRL é servir como identificador da moeda brasileira no sistema de câmbio, assim como as moedas de outros países possuem códigos próprios.

Como surgiu o código BRL?

A Organização Internacional de Padronização- ISO  é a instituição responsável pela definição de cada código de três letras para as mais de 200 moedas mundiais.

A partir da definição da norma ISO 4217 em 1978, o símbolo ISO para o real passou a ser o BRL.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP