O que é B2B e como funciona?

Uma B2B é definida como uma empresa que faz negócios com outras empresas, esse conceito é utilizado no mundo todo.

Desse modo, a sigla B2B se refere a business to business, ou seja, as empresas que produzem e vendem produtos para outras empresas.

Nesse sentido, uma empresa que produz materiais de construção e posteriormente vende o seu produto para uma construtora é um exemplo de b2b.

Outro exemplo de negócios para outros negócios, é uma empresa que presta consultoria jurídica ou contábil para empresas de pequeno e grande porte.

Além disso, o negócio de e-commerce b2b no Brasil cresceu  bastante nos últimos anos, de 2020  até 2021 as vendas  aumentaram mais de 70%.

Contudo, o B2B não é o único tipo de modelo de negócio comum no mercado brasileiro e internacional existem outros 10 muito utilizados.

Como funciona uma b2b? 

A empresa que possui o modelo de negócio b2b opera oferecendo serviços ou produtos para outras empresas, ou seja negócios entre pessoas jurídicas.

As indústrias são um dos tipos de b2b mais conhecidos, pois elas podem disponibilizar os seus produtos para diferentes tipos de clientes que não são consumidores finais.

Portanto, existem três formas básicas de operação de uma B2B:

  • Revenda: uma empresa que vende seus produtos para uma outra empresa que é responsável pela distribuição e revenda de consumidores como os lojistas.
  • Consumo: uma empresa que vende produtos e insumos que abastecem outra empresa, como por exemplo, uma indústria de materiais de escritório.
  • Transformação:  a empresa que vende  matérias-primas para uma empresa que utilizará o material como parte do seu processo de produção.

Vantagens e desvantagens do modelo B2B 

Primeiramente, o B2B é um modelo de negócio que gera muito lucro, no entanto como qualquer negócio apresenta seus pontos positivos e negativos.

Desse modo, listamos as principais características desse tipo de negócio que fazem com que ele seja tão interessante e complexo ao mesmo tempo.

Vantagens

  1. O volume de vendas é grande e frequente depois que a empresa adquire estabilidade e reconhecimento no mercado.
  2. Relacionamento entre cliente e empresa tem uma maior durabilidade, a tendência é de que seja de médio a longo prazo.
  3. O ciclo de vendas é bem estruturado.
  4. A qualidade e eficiência dos produtos tem uma grande importância para a divulgação da marca, pois se eles atenderem às necessidades dos clientes, eles mesmos falarão sobre a sua marca.
  5. O lucro e o retorno são previsíveis nesse tipo de negócio.

Desvantagens

  1. O processo de finalização de uma venda costuma ser mais lento do que outros tipos de modelos de negócios.
  2. A clientela é mais exigente  ao analisar  a qualidade  do produto que ela espera receber e o que realmente é entregue.
  3. O mercado é mais centrado em um produto ou um nicho de mercado. 

Como resultado, os clientes levam mais tempo para decidir se devem finalizar uma compra com a empresa Y ou Z, considerando a credibilidade e confiança.

Modelos de negócios

Alguns modelos de negócios são mais tradicionais do que outros, pois as diferentes possibilidades que a tecnologia oferece para as empresas atuarem fazem com que novos modelos surjam:

  1. B2C( business to consumer): negócios da empresa para o consumidor, em que as vendas são diretas ao cliente final.
  2. B2E(Business to employee): negócios da empresa para o funcionário, quando a empresa vende produtos para seus funcionários com descontos diferenciados ao oferecido no mercado.
  3. B2G(Business to government): negócios da empresa para o governo, nessa relação comercial uma empresa presta serviços para um órgão governamental.
  1. G2B( Government to business):  negócios do governo para a empresa, em que descreve a relação do governo e as empresas fornecedoras de informações públicas.
  1. G2C(Government to citizen): negócios do governo para o cidadão, se trata da relação entre o governo e a população, por meio dos impostos, taxas e tarifas.
  1. B2B2C(Business to business to consumer): negócios  da empresa para empresa para o consumidor,  em outras palavras, uma empresa que vende um produto para outras empresas e essas empresas vendem para os consumidores finais.
  1. C2C(Consumer to consumer): de consumidor para consumidor,  é um modelo de negócio mais recente e diferenciado, visto que uma pessoa física pode vender um produto que ela comprou e não tem mais interesse para uma outra pessoa.
  1. B2I( Business to investor): negócios da empresa para investidor, nessa relação comercial, a empresa que deseja receber investimentos faz a sua apresentação para o investidor.
  2. C2B( Consumer to business): de consumidor para a empresa é a relação em que os valores gerados pelo cliente são aproveitados por uma marca.
  1. D2C(Direct to consumer): da  indústria para o consumidor é um tipo de modelo de negócio que está em crescimento, pois o seu diferencial é que a empresa produz e vende diretamente ao consumidor, sem passar por intermediários.

Modelos de vendas 2B2

Como dito anteriormente, o modelo de negócios b2b tem um processo de venda mais complexo e lento, pois requer mais detalhes e informações sobre os produtos.

Tempo até a compra Alto
FrequênciaMaior
Tamanho da vendaMaior
Fatores determinantes para a compraMuitos

Utilize a Global66 para pagar remessas da sua empresa

Muitas empresas têm grande potencial para crescer e se desenvolver no mercado, por isso a Global66 oferece a possibilidade de que empresas utilizem seus serviços de remessa.

Ainda que sua empresa esteja no início, ela pode expandir suas vendas e negociações do Brasil para diferentes partes do mundo e em diferentes moedas.

Para isso, você vai precisar de uma empresa de confiança, com excelentes taxas e referências no mercado para garantir que o seu envio chegue ao seu destino.

A Global66 disponibiliza o envio de dinheiro para o exterior para pessoas jurídicas através do seu site, o processo é rápido e seguro.

Portanto,  você só precisará confirmar algumas informações durante a abertura da conta empresa online e se tiver alguma dúvida,  estamos prontos para responder.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »