Livros de Liderança: Quais são os melhores?

Muitos livros de liderança, entre eles, o do autor Idalberto Chiavenato abordam a importância de saber liderar e o novo papel dos recursos humanos dentro das organizações.

Para alcançar uma boa gestão de uma organização e dirigir equipes é importante que os gestores estejam preparados para os desafios e demandas do mercado.

Os novos líderes precisam ter a capacidade de autoconhecimento de suas habilidades, fortalezas e pontos a serem melhorados, para então poder se comprometer e guiar os seus colaboradores.

O que é um líder?

Ser um líder é ter a capacidade de conduzir um grupo de pessoas, constituindo uma equipe que gera resultados, a liderança é a habilidade  de motivar e influenciar pessoas, de forma ética e positiva.

 De tal maneira, que elas contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançar os objetivos da equipe e da organização, colocando em prática as metodologias dos livros de liderança.

Os gestores de uma organização têm metas e objetivos que almejam alcançar desde o momento que decidem abrir uma empresa

É possível aprender a ser líder?

Sim. Para ser um bom líder é possível ter uma boa comunicação, saber lidar com mudanças constantes, controlar as emoções e ser sempre confiante.

Porque a confiança tem seu papel predominante na maneira como o indivíduo se comporta na sociedade, profissionalmente e da maneira  como podemos desenvolver nossa potencialidade.

A liderança anda de mãos dadas com a gestão e com a motivação, para construir um ambiente de engajamento, qualidade e eficiência.

Quando uma pessoa está disposta a ser um líder, ela precisará desenvolver ou aperfeiçoar a sua capacidade de confiar em si mesma e em suas decisões, para ganhar a confiança de toda a sua equipe.
 Ao mesmo tempo  que esse indivíduo precisa trazer informações para o seu grupo de trabalho e delegar tarefas, processos e funções.

Portanto, uma das ferramentas mais valiosas de um líder é a comunicação, com isso ele aprender a ter uma comunicação assertiva.

Quem são os líderes mais famosos?

Os contextos podem ser distintos,  políticos, econômicos, sociais ou  regionais, ainda assim, sempre existirão figuras importantes que se destacam pelos cargos e profissões que possuem.

Bem como, se tornam famosos por serem responsáveis pela transformação social de um pequeno grupo ou de milhares de pessoas.

Frequentemente personalidades importantes históricas servem de inspiração para livros de lideranças, em que suas trajetórias são descritas.

Mahatma Gandhi: 1869-1948

O líder pacifista indiano foi responsável por coordenar o movimento de independência do seu país, defendia causas sociais relacionadas à paz e igualdade de direitos.

A sua principal característica de liderança era a comunicação e transmissão de mensagens positivas, pois o seu objetivo era alcançar a transformação através da paz e respeito

Martin Luther King: 1929-1939

Martin Luther King Jr foi um dos maiores ativistas dos direitos civis nos Estados Unidos, lutando contra a discriminação racial em um contexto social repressor.

Ainda assim, uma de suas ações foi reivindicar melhores condições de trabalho para os trabalhadores independente de sua etnia.

Abraham Lincoln: 1809-1865

Abraham Lincoln foi um advogado e político dos Estados Unidos, ele é considerado um dos mais importantes da história do país.

Esse líder participou do movimento de União dos Estados do Norte na Guerra da Sucessão e por apoiar a Abolição da Escravatura no país.

Nelson Mandela: 1918-2013

Nelson Rolihlahla Mandela foi um advogado, líder, ativista e ex-presidente sul-africano, que lutou pelos direitos da população negra durante muitos anos em seu país.

Em 1993 recebeu o Prêmio Nobel da Paz, devido ao enorme reconhecimento e contribuição para o estabelecimento da paz.

Steve Jobs: 1955-2011

Um dos informáticos mais importantes da história moderna, foi o cofundador de uma das maiores companhias de tecnologia dos Estados Unidos e do mundo: Apple Inc.

Angela Merkel: 1956- 

A ex-chanceler alemã é uma política que ocupou um dos cargos mais importantes nesse país e para a União Europeia, esteve nessa função de 2005 até 2021.

Walt Disney: 1901 -1966 

Foi o produtor cinematográfico responsável por lançar um dos primeiros filmes animados infantis dos Estados Unidos, sua carreira empresarial cresceu gradativamente.

Seja como for, uma de suas criações mais conhecidas são: Mickey Mouse, Minnie, Branca de Neve e os Sete Anões e Mogli- O menino Lobo.

Livros de lideranças: Quais são os tipos de liderança?

Os  tipos de liderança adotados pelos profissionais e empresas podem variar de acordo com cada organização, listamos cinco modelos que podem ser lidos abaixo.

Liderança autocrática ( Chefe)

A liderança autocrática pode ser definida como aquela em que o líder tem o poder centralizador de decidir as mudanças e ações que afetaram o restante da equipe ou da organização.

Nesse tipo de liderança o chefe também  consegue conduzir o seu grupo de colaboradores para otimizar o fluxo de trabalho e minimizar os erros.

Liderança Democrática( Desenvolvimento em grupo)

Um líder democrático pode ser conhecido por incluir os seus pares e colaboradores na construção de uma solução ou de ter uma escuta mais ativa quanto aos feedbacks recebidos para depois tomar uma  decisão.

Liderança Liberal

A Liderança Liberal ou  Liderança Laissez-faire é um modelo de gestão em que o Líder permite que os funcionários participem do processo de decisão, opinem e tenham a oportunidade de escolher o melhor método de trabalho.

Liderança Situacional

Duas características marcantes da Liderança Situacional são a flexibilidade  e a influência que o líder  exerce para conseguir guiar os colaboradores de acordo com suas habilidades e em diferentes contextos para que se mantenham engajados.

Em suma, a Liderança Situacional pode ser identificada como um modelo de Liderança que pode ser adaptado e melhorado durante todo o processo. 

Quais são os melhores livros de Liderança?

Existem centenas de livros que têm como temática Lideranças de Empresas e Equipes, por isso selecionamos  alguns livros de liderança.

Da mesma forma, que podem ser úteis para profissionais iniciantes e profissionais mais experientes.

1) O ego é o seu inimigo – autor Ryan Holiday- 2016

  Este best-seller pode servir de inspiração para os profissionais que precisam fazer uma análise de suas ações e como o ego pode afetar a sua percepção da realidade.

2) Decisão: Como grandes líderes  fazem escolhas – Noel M. Tichy

Este é um dos livros de liderança que apresenta informações que podem auxiliar os grandes líderes a tomarem decisões baseadas em observações e na análise do contexto em que estão inseridos.

3)Comece pelo porquê- Simon Sinek

O autor Simon Sinek é conhecido pelas suas obras e falas motivacionais, dentre os quais estão os livros de lideranças:

  • Os líderes comem por último;
  • O jogo infinito;
  • Encontre seu porquê.

Neste primeiro livro publicado em 2009, ele aposta em uma abordagem agradável para motivar os leitores a repensarem suas escolhas e a razão de as terem feito.

Afinal, para os líderes é essencial pensar o que os motiva a tomar as decisões e como essas ações podem afetar posteriormente os seus resultados.

4)Sem esforço  torne mais fácil o que é mais importante – Greg Mckeown

O foco do livro de Greg Mckeown, um Gestor de Estratégias de Negócios e autor londrino é despertar o interesse pelo trabalho de liderança baseado na essência.

Logo, o trabalho do autor está baseado no Essencialismo que argumenta que um projeto pode ser bem feito, fácil e simples de completá-lo.


Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »