Juros da poupança hoje: qual é o rendimento?

Juros da poupança hoje, conhecer os valores aproximados do rendimento desse tipo de investimento se tornou uma rotina na vida de milhares de pessoas.

Isso se deve ao fato de que a caderneta de poupança é uma das aplicações de investimentos mais utilizadas no Brasil.

Realizar investimentos na caderneta de poupança tem sido uma prática muito comum no Brasil nos últimos anos.

Apesar  do rendimento poupança hoje está em alta, o número de depósito na caderneta de poupança tem diminuído em comparação ao número de extrações ao longo desses últimos 4 meses. 

Com os juros da poupança hoje em 5,45%  ao ano, existe uma expectativa para que a meta da Selic chegue aos 8,5% e o rendimento poupança seja maior.

A taxa Selic funciona com uma taxa básica de juros para a economia brasileira, 

 Por meio dos valores apresentados no Sistema Especial de Liquidação e  Custódia (SELIC), o Banco Central e o Comitê de Política Monetária (COPOM) tomam medidas e decisões para controlar a Economia.

Conheça mais funções do Banco Central do Brasil.

O que é taxa Selic ?

A taxa Selic pode ser definida como a  taxa básica de juros do país, por essa razão é o principal instrumento de política monetária utilizado pelo Banco Central.

Assim como, a partir do valor alcançado pela Selic durante o ano influencia em todas as taxas de juros cobradas no país, por exemplo: as taxas de juros de empréstimos e de aplicações financeiras.

Nesse sentido, as taxas selic hoje encontram-se calculadas em 0,029256 %, apresentando um aumento considerável ao mesmo período no ano de 2020.

De acordo com o Banco Central, a taxa de juros do Selic se refere à taxa de juros apurada nas operações de empréstimos de um dia realizadas nas instituições financeiras.

Como se calcula a taxa Selic ?

Não dispomos de uma fórmula única para o cálculo da taxa Selic feita pelo Banco Central, mas a definição da taxa selic leva em consideração uma meta estabelecida pelo Bacen.

O Banco Central do Brasil e o COPOM( Comitê de Política Monetária) se reunirão novamente esta semana para definir a taxa básica de juros. 

Caso ocorra um aumento na taxa de juros repercutirá diretamente nas regras do rendimento da poupança, que hoje encontra-se definido em duas parcelas:

A remuneração básica obtida pela Taxa Referencial (TR) e a remuneração adicional de 0,5% ao mês, quando a meta da Selic seja superior a 8,5% ou a meta da taxa Selic está em 70%.

Rendimento da poupança hoje e  nos últimos 2 meses 

Segundo o Banco Central, a remuneração dos depósitos da poupança é baseada no cálculo sobre o menor saldo de cada período de rendimento.

Desse modo, o período de rendimento é o mês corrido, a partir da data de aniversário da conta de poupança dos depositantes que são pessoas físicas ou entidades sem fins lucrativos.

Por outro lado, para os outros tipos de depósitos na poupança, o período de rendimento é o trimestre corrido, a partir da data de aniversário da conta.

Em outras palavras, o aniversário de uma conta será sempre o dia do mês em que foi aberto.

DataRemuneração básicaVencimento adicionalRemuneração Total
18/10/2021 até 18/11/20210,00000,35750,3575
18/11/2021 até 18/12/20210,01730,44120,4586
06/12/2021 até 06/01/20220,07390,44120,5154

Fonte: Banco Central do Brasil

Por último, para os interessados no rendimento da poupança hoje, o valor atualizado na data 07/12/2021 é de 0,4620 % de rendimento ao mês.

Portanto, os juros da poupança hoje caixa respeitam a mesma regra do Banco Central, ou seja, corresponde o valor de até 0,5% de juros ao mês, dependendo da variação da SELIC.

Calculadora Poupança 

O Banco Central do Brasil (BCB) disponibiliza uma ferramenta para calcular juros da poupança hoje e durante o período que o cidadão deseja pesquisar.

A Calculadora do Cidadão pode ser acessada desde a página do BCB e possui as opções de calcular os valores corrigidos do Índice de Preços, Taxa de Referência, Poupança, SELIC e CDI.

Desde 04 de maio de 2012 existe uma nova regra de correção dos valores que é calculada pela remuneração básica e pela remuneração adicional, ou 70% da meta da taxa Selic.

Data inicialData finalValor a ser corrigidoRegra de Correção Valor corrigido na data final
06/10/202106/12/2021R$ 300,00NovaR$ 302,40

Faça o seu real valer mais na Global66 

As mudanças no cenário econômico são constantes e por essa razão as pessoas que precisam enviar dinheiro do Brasil para outros países buscam alternativas confiáveis e econômicas.

A plataforma Global66 é uma ferramenta de transferências internacionais que oferece um câmbio favorável e que o beneficiário recebe mais na transação.

Para saber como transformar os seus reais em outras moedas como dólares, euros, pesos argentinos,  você pode criar uma conta Global66 e abrir uma carteira digital.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »