O que é Inflação e como ela afeta a sua vida?

Uma das questões econômicas mais importantes para os trabalhadores  é o que é a inflação, pois muito se fala sobre o assunto nos meios de comunicação.

Apesar disso, muitas vezes na prática as pessoas não sabem ou desconhecem o que a inflação é e como ela influencia na vida financeira das pessoas e empresas.

A inflação é o aumento persistente dos produtos e serviços de um país, quando esse aumento generalizado dos valores dos produtos ocorre o poder de compra da moeda diminui.

O real é a moeda com que os brasileiros e residentes realizam suas operações e transações financeiras e comerciais.

Além disso, no Brasil a inflação é medida pelo índice dos preços, ainda assim existem vários índices de preços.

A inflação é calculada  e medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Conheça os serviços oferecidos pelo Banco Central do Brasil

Principais causas da inflação

De acordo com o Banco Central do Brasil as causas da inflação podem ser variadas, algumas delas encontram-se agrupadas:

  1. Pressões de demanda: a inflação por demanda é aquela que ocorre por excesso de procura por produtos e serviços em relação a quantidade dos mesmos disponíveis. Em outras palavras, há mais pessoas demandando os produtos do que a disponibilização dos itens no mercado.
  2. Inflação por pressão de custo: este tipo de inflação está associada à inflação de oferta, pois o nível da demanda se mantém igual, porém o custo da produção dos produtos aumenta.
  3. Inércia inflacionária:  nesse caso em particular os índices de inflação passados influenciam nos preços dos produtos no presente.
  4. Expectativas de inflação: ajuda a prever o índice de inflação  para um período de tempo, segundo especialistas quando a expectativa de inflação tida como meta não ocorre, existe a possibilidade que ocorra uma contaminação de preços no mercado.

Como conclusão os tipos de inflação podem afetar a diversos econômicos e principalmente aos consumidores devido a perda do poder de compra de produtos como:

  • alimentos
  • vestuário
  • gastos com habitação

Calculadora de inflação

A calculadora de inflação é uma ferramenta muito útil desenvolvida por especialistas em Economia, com frequência são encontrados em sites especializados em Finanças.

Juntamente com a calculadora do IBGE( Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas) está a ferramenta de cálculo da inflação do BCB.

Por exemplo: a calculadora IPCA do IBGE permite fazer uma atualização do IPCA durante um período de tempo considerando os seguintes fatores:

  • valor 
  • data de início
  • data final

Suponhamos que  alguém faça  a  consulta na calculadora e selecione a seguinte data inicial: junho de 2021 e o mês final sendo agosto de 2021.

Em seguida adicionamos o valor de R$ 200,00 que será atualizado de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. 

Logo, como resultado obtivemos o valor da data final de R$ 204,76, isso significa que houve um aumento de 2,38% do valor entre esses períodos.

Diferença entre INPC e IPCA 

Os índices mais utilizados para medir a inflação são o INPC( Índice Nacional de Preços ao Consumidor ) e  o IPCA( Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Simultaneamente, os dois índices são utilizados pelo IBGE, o  INPC é responsável pela coleta de dados de uma pequena parte da população.

Nesse sentido, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor verifica o custo de vida médio das famílias com renda entre 1 e 5 salários mínimos.

Contudo, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, como o seu nome já diz, na sua análise ele abrange uma parcela maior da população.

Bem como, aponta a variação do custo médio de vida das famílias que recebem entre 1 e 40 salários mínimos.

Em contrapartida, as famílias que  têm renda menor são as que mais sofrem com a variação do índice de preços, ou seja com a inflação.

Índices de Preços no mês de agosto de 2021

LocalIPCA / Agosto 2021INPC/ Agosto 2021
Brasil0,87%0,88%
Aracaju (SE)0,65%0,58%
Belém(PA)0,75%0,82%
Belo Horizonte(MG)0,43%0,53%
Brasília(DF)1,40%1,60%
Campo Grande(MS)0,89%0,87%
Curitiba(PR)1,21%1,13%
Fortaleza(CE)0,43%0,43%
Goiânia(GO)1,05%1,08%
Grande Vitória(ES)1,30%1,55%
Porto Alegre(RS)0,71%0,84%
Recife(PE)0,66%0,73%
Rio Branco (AC)0,54%0,49%
Rio de Janeiro(RJ)0,66%0,63%
Salvador(BA)0,70%0,76%
São Luís(MA)0,82%0,78%
São Paulo(SP)1,04%1,13%

O que é Taxa de inflação? Quanto está a inflação hoje?

A taxa de inflação é a variação que o preço dos produtos e serviços da cesta  do IPCA sofrem ao longo de um período do tempo. 

Conforme o ano de 2021 avança, o Banco Central vai calculando e fazendo ajustes para que a meta da inflação possa ser cumprida utilizando a taxa de juros Selic.

A taxa  Selic( Sistema Especial de Liquidação e de Custódia)  é uma taxa média de juros que é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária, o seu valor encontra-se calculado em 5,25%.

Em relação à taxa de inflação atual do Brasil é uma das maiores registradas nos últimos anos: 9,68% acumulados nos últimos 12 meses.

Transferir dinheiro com a Global 66 é muito fácil

Para as pessoas que estão no Brasil e desejam pagar contas no exterior, agora ficou muito mais simples e seguro com a plataforma Global66 Brasil.

Conforme a necessidade de realizar transferências internacionais cresce, cada vez mais clientes utilizam o serviço de pagamentos internacionais da Global66.

Afinal, a Global66 está desde 2018 conectando empresas e clientes através do sistema de pagamentos online, um método: barato, seguro e transparente de enviar dinheiro para o exterior.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »