Uma breve história sobre a Imigração no Brasil

A imigração no Brasil faz parte da sua história moderna assim como fez parte no passado do país.

O número de cidadãos estrangeiros que se mudaram para o país no período de 2010 a 2019  foi de 1 milhão, segundo os dados apresentados pelo Observatório das Migrações Internacionais.

Além disso, para os imigrantes o país continua sendo uma oportunidade viável para começar uma nova vida, muitos abrem os seus negócios próprios no Brasil.

Os ciclos de imigração  no Brasil se mantêm estáveis, pois geralmente as pessoas buscam mudar-se para um país desenvolvido  e com uma economia estável, por exemplo: Alemanha ou Estados Unidos.

Atualmente, os imigrantes que ingressam ao país são principalmente cidadãos de países fronteiriços como: a Argentina, a Venezuela, o Peru, a Bolívia e o Uruguai.

Conheça as informações sobre a Embaixada do Brasil.

Imigrantes japoneses no Brasil

A imigração japonesa no Brasil teve início ainda no século XX, sobretudo a partir do ano de 1908 quando os primeiros barcos japoneses chegaram ao território brasileiro.

Tanto o governo brasileiro da época quanto o governo japonês tinham interesses políticos e econômicos para que esse processo de imigração ocorresse.

Desse modo, o estado de São Paulo foi um dos primeiros e mais importantes lugares de instalação dos cidadãos japoneses e de outras comunidades estrangeiras no Brasil.

Uma das primeiras oportunidades de trabalho para os imigrantes naquela época era nas fazendas e lavouras de café.

Posteriormente, muitos cidadãos japoneses conseguiram  adquirir propriedades de terras e a partir da metade do século 20 as vagas de trabalho foram sendo mais diversificadas.

Por último, o número de cidadãos nipo-brasileiros é calculado em 1, 5 milhão e uma grande parte deles vivem no estado de São Paulo e Paraná.

Imigrantes italianos no Brasil

Os primeiros  imigrantes italianos no Brasil  chegaram  em 1870 e se estabeleceram principalmente na região Sudeste do país, no estado de São Paulo.

Em seguida, os italianos foram se instalando na região Sul do país, onde ocuparam diferentes tipos de postos de trabalho.

As cidades de Garibaldi e Bento Gonçalves, Caxias do Sul foram as primeiras colônias italianas a serem fundadas no país.

Juntamente com o estado de São Paulo destaca-se o estado do Paraná e o Rio Grande do Sul  como uma das  maiores comunidades de descendentes de italianos do Brasil.

Segundo os dados apresentados pelo IBGE, os imigrantes italianos eram provenientes das seguintes regiões da Itália:

  • Vêneto
  • Campânia
  • Calábria
  • Lombardia
  • Toscana

Por outro lado, a declinação da imigração italiana no Brasil ocorreu ainda no século 20.

Por último, onúmero de descendentes italianos no Brasil é de aproximadamente 30 milhões.

Imigrantes alemães no Brasil

A imigração alemã no Brasil teve início no ano de 1824 e cresceu exponencialmente no período de 1900 a 1949, logo depois  começou a diminuir.

Do mesmo modo, o número de imigrantes alemães no Brasil  contabilizado de 1870 a 1953  foi  210.825, muitos foram viver na região sul e sudeste do país.

Os principais estados onde os alemães se dirigiram foram Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

Hoje o Brasil tem aproximadamente 5 milhões de descendentes de alemães.

Qual é a diferença entre emigração e imigração?

Antes de mais nada, é muito comum confundir o significado dos conceitos de imigração,, emigração e migração, mas qual é a diferença entre emigração e imigração?

Primeiramente, a imigração se refere ao ato de chegada  de uma pessoa oriunda de  um outro país, com o objetivo de estabelecer residência.

Seja por motivos sociais, econômicos ou políticos, a imigração pode ocorrer.

Por exemplo: a imigração japonesa no século 20.

Enquanto a emigração se caracteriza pelo movimento de saída do país de origem para outro país, seja para trabalhar e estudar em um país estrangeiro.

Contudo, a migração se trata do movimento de entrada e saída de um país para o outro ou de uma região do país para a outra.

No Brasil é comum que as pessoas migrem de um estado para  viver em outro.

Embaixadas e Consulados 

Embaixada do Japão no BrasilEndereçoTelefone
Atendimento, Visto, Registro e Aduana.SES Quadra 811, Lote 39Brasília – DF(61) 3442- 4200 
Embaixada da ItáliaEndereçoTelefone
Passaportes, Serviços Notariais, Visto, Ses – Av. das Nações, qd. 809, lt. 32, Brasília, DF(61) 3442-9900 
Embaixada da AlemanhaEndereçoTelefone
Passaporte, Nacionalidade Alemã,  Apostila e Legalização.SES – Avenida das Nações, Qd. 807, lote 25(55) 61- 34427000

Transferir dinheiro é muito fácil com a Global66!

Se você está no Brasil e precisa enviar dinheiro para a Itália ou Alemanha, mas deseja economizar no custo do envio, te apresentamos uma excelente alternativa: Global66 Brasil.

A Global66 é uma fintech que atua desde 2018 oferecendo serviços de transferências internacionais com um custo econômico.

Além disso, para criar uma conta na Global66  é um processo simples e fácil, em poucos minutos você consegue abrir a sua conta para começar a realizar os seus pagamentos internacionais.

Dessa forma, se você deseja aproveitar os benefícios de ser um cliente da Global66, inscreva-se hoje mesmo na plataforma de pagamentos mais utilizada na América Latina.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »