Conheça as 11 melhores ideias para pequenos negócios

O sonho de empreender no Brasil segue em alta, por isso trouxemos algumas ideias de pequenos negócios que podem ser rentáveis para os empreendedores iniciantes.

À primeira vista, a criatividade, habilidade com algum tipo de técnica e capacidade de dedicar-se horas a um mesmo projeto são fatores que podem contribuir para um negócio sólido.

Desse modo, se você é uma dessas pessoas que desejam ter um negócio próprio e conquistar sua renda própria sem trabalhar como funcionário de uma empresa, acompanhe as dicas.

Atualmente, existem milhares de empreendedores que estão desenvolvendo suas ideias de negócios tanto no meio digital quanto fisicamente.

Empreendedor significado

Antes de mais nada, para falar de pequenos negócios é importante falar sobre a importância da figura do empreendedor.

O empreendedor é o indivíduo que tem a iniciativa de empreender uma atividade profissional baseada em uma ideia criativa,  assim como um modelo de negócio diferenciado e inovador.

Além disso, as habilidades do empreendedor compreendem não somente colocar em prática um projeto idealizado, mas também fazer a gestão do negócio de modo que ele cresça e prospere.

Como começar um negócio?

O primeiro passo para quem quiser saber como abrir um negócio é fazer uma avaliação das suas habilidades, está disposto a correr riscos e a trabalhar num cenário de incertezas.

Ainda assim, começar um pequeno negócio traz vantagens para o empreendedor sendo elas: autonomia, flexibilidade, independência e satisfação por trabalhar com o que gosta.

Em seguida, após constatar que reúne as condições necessárias para abrir um negócio, o empreendedor deve definir um plano de negócio.

As informações que devem constar no plano de negócio são:

  • ramo de atividade;
  • produto e serviço que venderá;
  • ambiente de vendas( virtual, presencial ou os dois);
  • público-alvo;
  • concorrente;
  • fornecedores;
  • capital que a empresa necessita para iniciar suas atividades;
  • nome da empresa.

Os 4Ps do Marketing podem ser inseridos ao plano de negócio do seu empreendimento, eles se tratam do Preço, Produto, Praça e Promoção.

A precificação dos produtos e serviços desenvolvidos pela pequena empresa devem considerar os gastos e despesas que o proprietário e seus ajudantes terão para produzi-lo.

Além disso, a escolha do produto deve ser feita em base a uma pesquisa de mercado, considerando a concorrência e demanda do serviço na região onde pretende instalar o negócio.

Aprenda como escolher o nome fantasia da sua empresa.

Etapas para iniciar um pequeno negócio

Depois de realizar a pesquisa de mercado e receber assessoramento sobre o empreendedorismo e a gestão financeira é importante iniciar a formalização do negócio.

O planejamento e a organização da empresa são sumamente essenciais para que o negócio possa funcionar normalmente e a legalização da empresa faz parte desse processo.

Contudo, cada tipo de negócio pode requerer diferentes tipos de documentos, por isso informar-se sobre como os trâmites são realizados em cada região do país.

Frequentemente, os documentos solicitados são o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica(CNPJ), Registro na Junta Comercial e Alvará de Funcionamento.

Por último, os tipos de pequenas empresas comuns no Brasil são:

  • microempresa(ME);
  • empresa de pequeno porte(EPP);
  • empresa individual de responsabilidade limitada(EIRELI);
  • microempreendedor individual(MEI);
  • empresa limitada(LTDA).

A seguir veremos algumas ideias de pequenos negócios lucrativos sugeridas pelo Sebrae(Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Alimentação

O ramo alimentício é certamente um dos negócios lucrativos 2021, pois as pessoas dão cada vez mais importância a uma alimentação mais saudável e a comida caseira.

  1. Marmitas:  essa ideia vem sendo desenvolvida por muitos empreendedores, montar um negócio de comidas saudáveis, sejam elas congeladas para que o cliente descongele quando quiser ou a marmita entregue no horário do almoço.
  2. Doces para festas:  na maioria dos eventos festivos, os doces fazem parte do cardápio e conquistam os convidados, portanto pode ser uma opção rentável e que para começar não exige um grande investimento.
  3. Bolos decorados:  a decoração da festa é um dos detalhes mais importantes e o bolo também ganhou uma atenção especial, atualmente existem diversos temas de festas e a decoração assim como o formato do bolo podem ser explorados.
  4. Hamburgueria: uma das ideias que têm obtido sucesso no universo alimentício para muitos empreendedores certamente é a hamburgueria. O hambúrguer artesanal com temperos e toques caseiros são muito apreciados pelas pessoas.

Artesanato 

Uma das ideias para empreender que se mantém com grande demanda ao longos dos anos é o artesanato personalizado.

Muitos clientes gostam de presentear seus amigos e familiares com produtos artesanais.

  1. Sabonetes artesanais: os sabonetes feitos manualmente podem ser uma ótima opção de presentes em festas ou brindes em eventos.
  2. Artes com feltro: com o tecido de feltro é possível fazer diferentes tipos de objetos decorativos como bichinhos, letras, guirlanda, etc.
  3. Bordados com fitas: os bordados com fitas podem ser utilizados em toalhas de banho e de rosto, bem como em lembranças personalizadas.
  4. Laços com fitas: a produção de laços e tiaras com fitas aumentou nos últimos anos , tornando-se uma opção que oferece lucro com baixo investimento.

 Beleza

O setor de beleza é uma ótima oportunidade para os empreendedores que queiram investir em uma empresa pequena de serviços voltados para os cuidados de beleza.

Seja como for, tendo as habilidades técnicas e realizando cursos e capacitações na área de beleza as chances de que o negócio cresça e prospere são altas.

  1. Manicure e pedicure: é um dos tipos de trabalho que independente do momento econômico que o país esteja vivendo sempre haverá demanda pelo serviço.
  2. Designer de sobrancelha: a busca pelos serviços desse profissional só aumenta a cada ano e o número de profissionais também cresceu nos últimos anos.
  3. Maquiadora: o ramo da maquiagem se posiciona como um dos pequenos negócios mais lucrativos e o profissional pode trabalhar por conta própria desde a sua casa ou atender a domicílio.

Negócios que faltam no Brasil

As necessidades de negócios estão sendo constantemente avaliadas pelas empresas, dessa forma sempre surgem ideais para pequenos e grandes negócios.

Por outro lado, quando as comparações entre diferentes países são feitas alguns novos ramos de negócios podem ser detectados no exterior, mas não estão presentes no Brasil.

Como resultado, três áreas de negócios ainda não foram exploradas no Brasil sendo elas: realidade virtual, realidade aumentada e produtos de beleza personalizados.

Enviar dinheiro na Global66 é muito mais econômico

Se você tem um pequeno negócio no Brasil e gostaria de realizar transferências internacionais com um preço justo, saiba que na Global66 isso é possível.

Nesse sentido, a fintech Global66 permite que tanto pessoa física quanto jurídica  possam realizar  envios do Brasil para mais de 50 destinos ao redor do mundo.

O processo de cadastro da conta Global66 é rápido e seguro, além disso você pode transferir dinheiro com o menor preço garantido.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP