GMAT: o que é e o que você deve saber deste exame?

Para quem está pensando em estudar a carreira de Administração fora do país,  é importante saber que ela é oferecida nas melhores faculdades do mundo e requer a realização do teste GMAT.

A decisão de estudar no exterior exige que o estudante pesquise muitas informações sobre o tipo de processo de admissão para o curso que deseja fazer.

Muitas instituições de Ensino Superior nos Estados Unidos e na Europa utilizam o teste Graduate Management Admission Test (GMAT).

Nesse sentido, o GMAT é uma ferramenta de avaliação do nível de conhecimento e habilidades dos candidatos em relação ao raciocínio lógico e escrita analítica.

O que é o GMAT?

A sigla GMAT se refere ao Teste de Admissão para os Graduados em Administração, uma prova aplicada nas Escolas de Negócios ao redor do mundo.

O GMAT é um exame que avalia a aptidão lógica, capacidade de interpretação e comunicação escrita do candidato para ingressar em um curso de MBA e Pós-Graduação.

Além disso, o teste GMAT é utilizado em mais de 100 países por instituições de alto nível como a Universidade Yale, Harvard e a Universidade de Lisboa.

Por causa do elevado nível de exigência do teste, as pessoas costumam preparar-se para fazer o exame durante pelo menos 4 meses.

Por último, o candidato pode tentar realizar o exame até 5 vezes no mesmo ano com o objetivo de alcançar a pontuação requerida.

Quais seções tem o  GMAT?

O GMAT como outros tipos de exames específicos para admissão na Pós-Graduação é uma avaliação estruturada em seções.

Em outras palavras, a avaliação está dividida em 4 blocos de conhecimentos que serão analisados conforme o desempenho da pessoa.

SeçõesO que é avaliado?Tempo de realizaçãoPontuação
Escrita Analítica- Analytical Writing AssessmentCapacidade de criar argumentos e pensamento crítico30 minutos0 a 6
Raciocínio Integrado-Integrated ReasoningHabilidades de raciocínio lógico, análise de dados, Matemática em diferentes formatos30 minutos1 a 8
Quantitativo-Analisa a capacidade de solucionar problemas quantitativos.75 minutos0 a 60
Verbal-Verifica a capacidade de interpretação, leitura crítica, análise de textos e correção de produções textuais.75 minutos0 a 60

Como se registrar e quais os custos?

A primeira coisa que um aspirante a um curso de Administração deve fazer é identificar a faculdade que possui o curso adequado para ele fazer.

Atualmente existe a opção da pessoa realizar o exame online ou presencial, para isso será preciso pesquisar um centro de aplicação para o GMAT.

No Brasil existem alguns centros de aplicação do teste GMAT nas cidades de Belo Horizonte, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, etc.

Para a inscrição online, o candidato deve se inscrever no site oficial do GMAC – Graduate Management Admissions Council, a instituição responsável pela organização da prova.

O exame GMAT tem o custo de USD 250.

Como é a pontuação do GMAT?

O cálculo do GMAT considera a quantidade de questões acertadas, o nível de dificuldade das questões respondidas e o número de perguntas completas.

Os pontos feitos no GMAT podem variar entre 200  e 800 somando cada questão correta e o seu valor entre as 4 seções.

Dicas para estudar para o GMAT

A pessoa que esteja planejando realizar o teste GMAT deve se preparar, pois o exame possui um nível de dificuldade considerado alto.

Identificar as universidades que mais te interessam 

Os cursos de especialização na área de Administração e Gestão de Negócios costumam ter exames de admissão concorridos nas melhores universidades internacionais.

Faça uma comparação dos cursos na sua área de interesse entre as diversas instituições de prestígios dos Estados Unidos e Europa.

Conheça a média de pontuação necessária para ser aprovado na avaliação entre as suas opções favoritas.

Criar um planejamento de estudos

A etapa seguinte do processo é a definição de um plano de estudos, para realizar exercícios e leituras importantes para chegar a data da prova preparada.

Organize as horas que serão dedicadas ao estudos e quais áreas do conhecimento serão  estudadas a cada dia.

Selecionar os materiais de apoio

Uma vantagem dos exames GMAT serem realizados durante todo o ano é que a pessoa pode se preparar com tempo para a aplicação da prova.

Para melhorar o desempenho durante o período de estudo é possível selecionar materiais de apoio baseados nas questões das provas anteriores do GMAT.

Os simulados online são uma excelente alternativa para praticar e se preparar para essa prova que exige capacidade de  administração do tempo para solucionar as questões.

Testes para se preparar para o GMAT

Como dito anteriormente, os simulados online são ferramentas muito úteis para se preparar para o exame.

Da mesma forma, alguns candidatos realizam cursos preparatórios para o exame e têm a oportunidade de realizar exercícios segundo as áreas do GMAT.

Os testes podem auxiliar no cálculo do tempo necessário para responder cada questão e como dividi-lo para solucionar cada tipo de problema.

  1.  Prep4GMAT: é um aplicativo que permite que o aluno faça os  exercícios sobre o conteúdo solicitado no GMAT,  tendo o tempo cronometrado para responder.
  1. Economist GMAT Tutor: é uma plataforma e aplicativo  pago que oferecem diferentes tipos de  planos de contratação e acesso aos exercícios e serviço de tutoria para acompanhar o desempenho durante a preparação para a prova.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP