Gap Year: o que é e como planejá-lo?

A aproximação do período de Conclusão do Ensino Médio é um momento que gera muitas expectativas e dúvidas, por isso alguns estudantes ao terminarem os estudos decidem tomar um Gap Year.

Se você nunca ouviu falar nesse termo, saiba que ele é um conceito muito difundido entre os estudantes no exterior já faz um tempo.

O Gap Year pode ser definido como um período de pausa ou descanso que uma pessoa define após terminar os estudos na Escola.

O que é um gap year?

Um Gap Year se trata de uma expressão inglesa utilizada para denominar um período em que os estudantes utilizam para refletir sobre a sua vida.

Bem como, durante o gap year é comum que as pessoas dediquem o seu tempo para conhecimento sobre si próprio  e as escolhas que gostaria de fazer.

Nesse gap year ou período de descanso muitas pessoas costumam viajar para outros países para participar de atividades sociais e culturais.

Por que as pessoas fazem um gap year?

Existem muitas razões para que as pessoas decidam optar por um gap year e uma delas é a oportunidade de viver novas experiências antes de entrar na Universidade.

Os motivos para fazer um Gap Year podem ser vários e inclusive pode beneficiar o desempenho do estudante na internet.

  1. Oportunidade de conhecer uma nova cultura.
  2. Aperfeiçoar o nível do idioma.
  3. Estudar sobre assuntos interessantes em um ritmo diferente.
  4. Conhecer pessoas de outros países;
  5. Adaptar-se às mudanças.
  6. Empreender uma viagem de autoconhecimento.
  7. Enriquecer o currículo.
  8. Desenvolver novas habilidades.
  9. Melhorar o desempenho acadêmico.
  10. Ampliar a visão sobre o mundo e o campo profissional que deseja atuar.

Quanto custa um?

O custo do Gap Year pode variar dependendo do destino escolhido pela pessoa e das atividades que ela deseja realizar.

Um Gap Year por Portugal, por exemplo, pode chegar a custar entre  EUR 4.000 a EUR 7.000.

Em outros destinos como a Argentina o valor pode ser mais econômico devido a desvalorização da moeda.

Como planejar um bom gap year?

O primeiro passo para organizar um ano de descanso é  conhecer o orçamento necessário para a realização da experiência.

Para estar algum tempo fora do país é preciso se planejar financeiramente para poder arcar com as despesas da viagem, alojamento, passeios, cursos, etc.

O Gap Year costuma ser feito através de alguns programas de intercâmbios de instituições educacionais internacionais, portanto pesquisar a reputação da empresa é ideal.

A definição do destino do Gap Year também é importante para que você possa montar uma lista de atividades afins que deseja realizar como: voluntariado, cursos de idiomas e esportes.

Dicas para aproveitar ao máximo

As experiências vividas durante o Gap Year podem ser muito enriquecedoras para os estudantes, por essa razão é importante aproveitar esse período de pausa.

Faça um planejamento

Para que a sua experiência de Gap Year seja incrível e repleta de experiências construtivas é preciso  planejar o tipo de programa que você participará.

Quanto mais tempo você se dedicar a conhecer as opções de Gap Year, mais informações você terá sobre o melhor programa e destino.

Estudar um novo idioma

Aproveitar o período de estudo e pausa no exterior para estudar um novo idioma ou melhorar o conhecimento sobre o Inglês pode contribuir para melhorar o seu currículo.

Uma boa comunicação oral e escrita em outros idiomas abrem muitas portas e oportunidades de desenvolvimento educacional e profissional.

Experimentar atividades diferentes

O processo de escolha da carreira que deseja iniciar pode ser feito durante o ano de descanso, mas para isso você deve explorar atividades em áreas que ainda não tenha tentado.

Participar de um oficina de interpretação, ajudar outros estudantes a completarem suas atividades escolares pode ser muito útil para se conhecer e identificar habilidades.

Qual é a diferença entre um Gap Year e um Ano Sabático?

A maioria das definições encontradas sobre o assunto sugerem que um Gap são sinônimos, no entanto podem ser detectadas algumas diferenças.

O Gap Year tem como foco o tempo de descanso e  aprendizado de pessoas que estão prestes a começar uma nova etapa educacional, como a Graduação.

Esse período é utilizado para viajar, ter contato com outros conhecimentos  que possam ajudá-lo a decidir o seu futuro profissional e aprender mais sobre si.

Durante um ano sabático uma pessoa se planejou economicamente e psicologicamente para desconectar-se das atividades laborais para descansar, relaxar e viajar.

Muitas vezes no decorrer de um ano sabático muitas pessoas decidem mudar de carreira, ou abandonar os projetos que possuem e começar uma nova vida.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »