Freelancer em Dólar: Portais Onde Conseguir Trabalhos

Se você é um dos muitos profissionais  que estão começando a estudar a possibilidade de trabalhar por conta própria e tornar-se freelancer em dólar, este artigo é para você.

A prestação de serviços como Freelancer em dólar é um fenômeno relativamente novo no Brasil, o aumento da visibilidade dessa modalidade de trabalho teve início em 2020.

No decorrer desses últimos anos milhares de profissionais de diferentes áreas de formação começaram a preencher os seus perfis em plataformas de freelancer.

O que é um freelancer?

O termo inglês Freelancer é utilizado para referir-se a modalidade de trabalho sem vínculo empregatício, em que um profissional presta serviço de maneira temporária ou por projetos contratados por outros profissionais ou empresas.

Na prática, o freelancer é a pessoa que trabalha de maneira autônoma para diferentes empresas atendendo as necessidades de cada cliente para qual presta serviços.

Uma das tarefas de um freelancer é captar e atrair novos clientes que estejam interessados em contratar um dos seus serviços oferecidos.

Exemplo: Um tradutor freelancer que envia propostas de trabalho para um projeto solicitado por uma empresa multinacional.

Leia aqui sobre Open Finance

É possível ganhar em dólar sendo freelancer?

Sim. A maioria das plataformas de trabalhos freelancer são internacionais ou os portais nacionais permitem que empresas de outros países se cadastrem para procurar freelancers.

Assim como, no universo das finanças o dólar é uma das moedas mais utilizadas para transações, no mercado freelancer o pagamento feito pelas empresas no exterior normalmente são feitos tendo como referência o dólar.

Dessa maneira, o profissional deve tentar encontrar um projeto freelancer que realize o pagamento em dólar.

Porém, é importante que o autônomo saiba se o tipo de conta bancária que possui está habilitada para receber pagamentos em outras moedas. Além disso, devem conhecer os impostos e taxas que cobram pela operação.

Como fazer freelancer e receber em dólar?

Trouxemos 3 exemplos de freelancer que você pode fazer para ganhar em dólar.

Trabalhar como Community Manager

O trabalho freelancer como Community Manager ou Gestor de Comunidades é uma das áreas de Marketing Digital que mais contratam todos os anos. Além disso, existem dezenas de sites que divulgam vagas em dólares.

Este profissional é responsável pela criação de conteúdo e definição de estratégias de Marketing das empresas. Se você tiver conhecimento de outros idiomas poderá  trabalhar como administrador de conteúdo para empresas nacionais e internacionais.

Freelancer na área de Tecnologia

A área de Tecnologia é bastante ampla e muitas plataformas internacionais oferecem oportunidades para os profissionais se tornarem um freelancer desenvolvendo atividades, como: Programação de Aplicativos, Analista de Sistemas, Analista Funcional, etc.

Além da diversidade de cargos e funções que os freela de TI podem fazer, os salários pagos para estes profissionais costumam ser altos. Em alguns cargos variam entre 1000 USD e 3000 USD.

Trabalhar como Editor de Vídeo

Em meio às transformações digitais e uso frequente de redes sociais e smartphones, os profissionais com experiência de vídeo e imagens têm um grande potencial  de mercado para atuar.

Se um profissional tem experiência com edição de vídeos e queira trabalhar por contra própria existem diversos projetos que ele pode se candidatar e  tentar participar.

Como um freelancer pode receber um pagamento do exterior em dólares?

Um freelancer pode receber um pagamento do exterior mais facilmente, devido ao uso de ferramentas tecnológicas como aplicativos e da desburocratização bancária, agilizando as transações financeiras.

O profissional que trabalha prestando serviços para o exterior pode receber os pagamentos internacionais diretamente na conta bancária através do uso de plataformas de remessas  internacionais, exemplo: Global66.

Outra maneira de receber salários em dólares é utilizando plataformas como Paypal ou Payoneer, em que os recursos são transferidos entre os usuários das contas digitais.

Sendo um freelancer cobrando em dólares, tenho que pagar impostos?

Sim. Para poder trabalhar como freelancer e poder emitir Nota Fiscal para os seus clientes, você precisa estar inscrito no sistema  da Receita Federal, seja como  Microempreendedor Individual ou outro tipo de empresa caso atue em uma Sociedade.

Sendo assim, como empreendedor, você deverá pagar os impostos por prestar serviços dentro do país como ICMS, ISS e INSS, além de ter que pagar o IOF( Imposto sobre Operações Financeiras)  e Imposto de Renda dependendo da motivação. 

Quais as vantagens de um freelancer cobrar em dólares?

A principal vantagem de ser freelancer e cobrar em dólares é que a divisa mantém sua estabilidade e valorização no mercado financeiro.

Por isso, dependendo do valor pago em dólares para realizar um trabalho, a conversão de dólar para real é muito mais conveniente do que se a pessoa recebesse diretamente reais.

O trabalho freelancer permite que o profissional administre os seus próprios horários e faça a gestão da sua carteira de clientes adaptada aos seus objetivos.

Alguns sites para um freelancer cobrar em dólares

O número de sites em que um freelancer pode encontrar projetos para cobrar em dólares só aumenta a cada ano, confira a lista e salve os nomes dos que te interessar:

  1. Up Work
  2. Freelancer
  3. WeRemote
  4. Workana
  5. FreshRemote
  6. RemoteOk
  7. RemotoJob
  8. Angel List Talent
  9. Fiver
  10. FlexJobs
  11. TopTotal
  12. People per Hour
  13. Be Translated

No momento de se cadastrar no site é importante levar em consideração que algumas plataformas requerem que o perfil seja preenchido em inglês e o candidato ou freelancer também pode estabelecer o salário que deseja receber ou o valor cobrado em dólar por hora trabalhada.

Aqui você pode ler sobre Correios Exporta Fácil

Global66, a melhor ferramenta para um freelancer

Global66 nasceu para capacitar as pessoas. Queremos que você tenha o controle da sua vida financeira com um atendimento de qualidade.

E não apenas localmente, mas globalmente.

Forme parte da Fintech que está revolucionando a indústria financeira na América Latina.

Baixe o app e transfira em segundos!

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Planilha de Controle Financeiro: Como fazer um?

A planilha de Controle Financeiro é uma excelente ferramenta para gestores de empresas e  para pessoas que queiram fazer a gestão dos seus gastos. Atualmente é possível encontrar diversos modelos interessantes e ilustrativos de como preencher

Read More »
Brazil

Atualizar boleto CEF: Como fazer?

Você precisa atualizar boleto CEF e não sabe como? Saiba que está no lugar adequado, pois o objetivo deste artigo é esclarecer essa dúvida sobre os boletos bancários. Os boletos de pagamento emitidos pelas instituições bancárias

Read More »
Brazil

Consulta NIS: Como Fazer? Passo a Passo!

A consulta NIS pode ser feita de diferentes maneiras, como por exemplo: a Consulta do NIS pelo CPF ou acessando outros sites de instituições governamentais. Todos os dados cadastrais do cidadão que já trabalhou alguma vez

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP