Como estudar na Argentina? Tudo o que você precisa saber

A Argentina é um país reconhecido internacionalmente pela excelência do Ensino Superior, por isso muitos estrangeiros buscam informações sobre como estudar na Argentina.

Além disso, a experiência de viver no exterior proporciona uma enriquecedora missão de conhecimento e contato com outra cultura e idioma.

Desse modo, muitos brasileiros e estudantes de outros países escolhem a Argentina tanto para estudar um semestre através de um programa de intercâmbio, quanto para estudar uma carreira completa no país.

Uma das vantagens de estudar na Argentina é que existem uma ampla oferta de universidades públicas espalhadas por todo o país, e primordialmente na Capital Federal encontra-se uma das mais importantes do país.

A Universidade de Buenos Aires foi fundada em 1821 e conta com uma das carreiras mais concorridas e buscadas pelos milhares de estudantes que chegam no país: o curso de Medicina.

Como estudar na Argentina?  Por que estudar na Argentina?

Em primeiro lugar, a Argentina é um país com uma população calculada em 45 milhões de habitantes em 2021, seu sistema de ensino universitário é um dos melhores da América Latina.

Assim como, as universidades públicas oferecem a oportunidade de estudar grátis e sem a necessidade de prestar o vestibular como forma de ingresso.

 Para que os alunos  possam começar uma carreira universitária na Argentina, na maioria das universidades é necessário fazer o CBC( Ciclo Básico Comum).

O que é CBC Argentina?

O CBC funciona como um curso preparatório realizado durante 1 ano, em que o aluno se inscreve em 5 ou 6 matérias bases para o progresso da sua carreira.

As matérias do CBC estão divididas em:

  • disciplinas de acordo com a orientação da carreira = 2
  • 2 matérias específicas da carreira = 2
  • disciplinas comuns entre várias carreiras = 2

Atualmente, as modalidades do CBC são virtuais, um exemplo de inovação é o fato da Universidade de Buenos Aires já oferecer a possibilidade de cursar o CBC à distância antes mesmo da pandemia.

Ainda assim, a universidade dispõe de 44 sedes tanto na Província de Buenos Aires quanto na Cidade de Buenos Aires para que os alunos possam realizar as provas e cursar as matérias presencialmente.

Por exemplo, a Universidade Nacional de Rosário 

Como resultado, o aluno deve ser aprovado em todas as matérias para dar seguimento à carreira.

O que é necessário para estudar na Argentina?

Para estudar na Argentina, você vai precisar realizar alguns trâmites antes de fazer a inscrição na universidade.

Os brasileiros podem viajar para Argentina apenas com o documento de identidade RG, graças ao acordo do Mercosul e podem permanecer no país pelo período de 90 dias como turista.

Para viver na Argentina, seja para trabalhar e estudar, os cidadãos brasileiros deverão solicitar o DNI( Documento Nacional de Identidade) a Direção Nacional de Migrações.

É recomendável que antes de empreender a viagem até o país o futuro residentes pesquise as condições e requisitos para realizar a inscrição na universidade escolhida.

O idioma falado na Argentina é o espanhol, portanto, a pessoa que não tenha domínio do idioma deve pensar no custo para investir em um curso de espanhol para poder se comunicar com os moradores e poder acompanhar as aulas na universidade.

Nesse sentido, algumas universidades solicitam as seguintes informações dos candidatos a cursar uma carreira:

  • Comprovante de proficiência do idioma espanhol;
  • Histórico escolar e diploma do Ensino Médio com a Apostila de Haia e que tenha sido validado pelo Ministério da Educação da Argentina.
  • Documento de identidade ou Passaporte.

É possível consultar na página das universidades os períodos de inscrição e os requisitos para se inscrever num curso de Graduação.

Como estudar na Argentina? Melhores universidades públicas

A lista de Universidades Argentinas conta com ao menos 100 universidades, entre instituições educacionais públicas e particulares.

A oferta de universidades públicas em território argentino é bastante variada e abrange muitas regiões do país, como veremos a seguir:

  1. UBA-Universidade de Buenos Aires
  2. UNC-Universidade Nacional de Córdoba
  3. UNLAM- Universidade Nacional de La Matanza
  4. Universidade Nacional de La Patagonia San Juan Bosco
  5. UNLP-Universidade Nacional de La Plata
  6. Universidade Nacional del Litoral
  7. UNTREF- Universidade Nacional de Tres de Febrero
  8. UNLU- Universidade Nacional de Luján:
  9. UNNE- Universidade Nacional del Nordeste
  10. UNRC- Universidade Nacional de Río Cuarto
  11. UNR- Universidade Nacional de Rosário

Por último, o número total de Universidades Nacionais é alto são aproximadamente 55 instituições públicas beneficiando à milhares de pessoas.

Como estudar na Argentina? Melhores universidades privadas

A qualidade do ensino superior apresenta um reconhecimento internacional e abrange tanto universidades públicas quanto particulares, por isso listamos as principais particulares buscadas.

  1. Universidade Torcuato di Tella
  2. Universidade Austral 
  3. Universidadede San Andrés
  4. Universidade Abierta Interamericana
  5.  Pontificia Universidad Católica Argentina
  6. Universidade Católica de Santa Fe
  7. Universidade Favaloro
  8. UP-Universidade de Palermo
  9. UFLO-Universidade de Flores
  10. Universidade Maimónides
  11. Universidade Juan Agustín Maza
  12. UM-Universidade de Morón
  13. Universidade CAECE ( Centro de Altos Estudios en Ciencias Exactas)
  14. UADE-Universidade Argentina de la Empresa
  15. Universidade Argentina John F. Kennedy
  16. UB- Universidade de Belgrano
  17. Universidade del Salvador
  18. Universidade Blas Pascal

Quais carreiras estudar na Argentina?

As instituições de ensino no país contam com cursos em distintas áreas do conhecimento: Humanas, Exatas, Sociais e Saúde.

Apesar disso, muitos estudantes estrangeiros que se mudam ao país têm preferido estudar as seguintes carreiras:

  1. Medicina
  2. Engenharia
  3. Direito
  4. Odontologia
  5. Farmácia
  6. Psicologia

Escolher a melhor carreira para estudar varia de acordo com os objetivos de vida de cada pessoa, se ela pretende continuar vivendo na Argentina ou deseja retornar ao Brasil e validar o diploma.

A Argentina é um país que conta com muitas indústrias e empresas nacionais e internacionais que estão constantemente contratando pessoas de diferentes áreas.

Algumas profissões estão em alta e as empresas estão precisando de mais profissionais para se unirem a equipe como as listadas abaixo:

  • Tecnologia
  • Engenharia
  • Medicina
  • Enfermagem
  • Economia

Com a chegada da pandemia houve a necessidade da contratação de profissionais em áreas que não requerem a formação universitária, sendo elas:

  • Telemarketing
  • Motoboy
  • Atendente de Caixa de supermercado
  • Operários de produção
  • Profissionais de serviços gerais

Custo de vida

Um fator determinante para a escolha de muitas pessoas viverem na Argentina, primordialmente, os brasileiros é a proximidade com o Brasil.

Bem como, o custo de vida que para muitos residentes é considerado de nível baixo a moderado em relação ao Brasil.

O valor do salário mínimo na Argentina a partir do dia 1º de setembro passará a ser de AR$ 29.160, segundo o câmbio do Banco Central 1 real vale ARS 18,80.

Vai se mudar para Argentina ou tem um familiar vivendo no país? Aprenda como economizar na Transferência Internacional com a Global66!

Para enviar dinheiro para Argentina você pode contar com uma das soluções digitais mais eficientes e com o menor custo da América Latina: Global66.

A plataforma Global66 foi desenvolvida para facilitar a vida dos seus milhões de clientes que precisam enviar remessas para diferentes regiões do mundo.

Os brasileiros podem transferir dinheiro para uma pessoa na Argentina de uma forma simples e online, para começar fazer pagamentos internacionais, você só precisa abrir uma conta na Global66 hoje mesmo.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »