Estudar Medicina na Bolívia: como fazer?

O sonho de se tornar um  médico ou médica tem motivado muitas pessoas a buscarem estudar Medicina na Bolívia e em outros países da América do Sul.

Para muitos estudantes internacionais, a oportunidade de estudar Medicina fora do seu país é mais viável economicamente e o processo de admissão é mais simples.

Desse modo, para quem deseja estudar Medicina na Bolívia é importante conhecer as universidades que oferecem o curso e os requisitos para estudar no país.

Como estudar Medicina na Bolívia?

A Bolívia é um dos destinos buscados por muitos estudantes brasileiros para receber a formação na área de Medicina.

O primeiro passo para quem deseja estudar Medicina na Bolívia é identificar a melhor universidade para estudar a carreira e o que é preciso para estudar nela.

Nas Universidades públicas da Bolívia o ingresso ao curso de Medicina requer que os estudantes cursem 3 ou 4 disciplinas básicas da carreira.

Somente após a aprovação dessas matérias os alunos serão admitidos na carreira, o processo de admissão funciona como uma espécie de curso preparatório.

Enquanto algumas Faculdades de Medicina particulares na Bolívia não costumam exigir dos estudantes exames de admissão para cursar a carreira.

Dessa maneira, é possível estudar Medicina na Bolívia tanto em uma instituição pública quanto em uma universidade privada em diversas regiões do país.

Leia aqui sobre O que é PHD? Como Estudar um Doutorado no Exterior?

Quais são os prós e contras de estudar Medicina na Bolívia?

Outros aspectos importantes que devem ser considerados  por quem deseja estudar Medicina na Bolívia se referem ao idioma do país, ao clima e ao custo de vida.

Uma das principais vantagens de estudar Medicina no país é o sistema de admissão das universidades bolivianas que não costuma requerer um exame de admissão como as universidades brasileiras.

A concorrência para estudar as carreiras nas Áreas Médicas costuma ser maior nas universidades públicas, o que leva muitos estudantes brasileiros a optarem pelas universidades particulares.

Ainda sim, o número de vagas disponíveis nas faculdades bolivianas é bastante atrativo para os estudantes brasileiros.

 Bem como, o custo de vida em algumas cidades da Bolívia é mais baixo do que as cidades brasileiras de Fortaleza, São Paulo e do Rio de Janeiro.

Como todo lugar, a Bolívia possui alguns pontos que podem ser considerados como desvantagens para quem deseja estudar na região que são:

  • A conexão de internet no país não é uma das mais velozes  e o custo do serviço é considerado alto.
  • O sistema de saúde na Bolívia apesar de ter se tornado público e gratuito não consegue atender todos os setores da população.
  • Os profissionais que realizam sua formação na Bolívia devem validar o título recebido ao retornarem ao Brasil.
  • O idioma também pode ser uma das dificuldades para os estudantes que decidem estudar no país.

De maneira resumida, esses são alguns dos pontos que devem ser analisados antes de decidir estudar na Bolívia.

Onde estudar Medicina na Bolívia?

Universidad Mayor de San Simón

A Universidade Mayor de San Simón  é conhecida pela sigla UMSS e é uma das mais antigas instituições  públicas do país, tendo sido criada em 1832.

O curso de Medicina desta instituição é um dos mais prestigiados do país, a carreira tem duração prevista de 6 anos e as aulas ocorrem na cidade de Cochabamba.

Universidad Católica  Boliviana de San Pablo

A Faculdade de Medicina da Universidad Católica Boliviana está entre as melhores do país segundo o QS Stars Ranking, demonstrando o seu reconhecimento internacional.

O curso de Medicina desta faculdade privada é ministrado na cidade de Santa Cruz, uma das cidades mais desenvolvidas e populosas da Bolívia.

Universidad Evangélica Boliviana

A Universidade Evangélica Boliviana é uma das instituições de Ensino Superior privadas a oferecer a Carreira de Medicina no país e sua história teve início em 1980.

O curso de Medicina  tem como proposta a  formação de profissionais na prevenção de doenças e promoção da saúde.

No final da formação educacional, o profissional receberá o título de Graduação de Licenciado em Medicina  na área Cirúrgica e Saúde Familiar.

Universidad de Aquino Bolivia

A lista de instituições bolivianas que oferecem a formação na área Médica não estaria completa sem a Universidade de Aquino, sendo uma das mais recentes universidades.

A Universidade de Aquino é uma instituição privada que  foi fundada em 1995 e atualmente possui mais de 20 cursos de graduação, entre eles a carreira de Medicina.

Durante a formação as aulas teóricas e práticas se dividem entre as sedes da instituição e  as instituições de saúde que possuem convênio com a universidade. 

Univalle – Universidad del Valle

O curso de Medicina da Univalle tem uma carga  horária de 10.532 horas entre horas teóricas  e horas práticas.

A universidade particular  possui quatro sedes:  Cochabamba, La Paz, Sucre e Trinidad, a carreira de Medicina é ensinada nas sedes de Cochabamba e La Paz.

Um dos diferenciais da instituição é que ela possui Laboratórios, Centros de Prática, Simuladores e Recursos Virtuais, além de ter parceria com outras instituições de ensino fora da Bolívia.

Universidad Autónoma Juan Misael Saracho

A Universidade Autônoma Juan Misael Saracho é uma instituição pública que foi  criada em 1946 e encontra-se entre as 10 melhores da Bolívia.

No curso de Licenciatura em Medicina os estudantes aprenderão durante os 10 semestres diferentes disciplinas  como: a Saúde Pública, Farmacologia, Nefrologia, Cirurgia, etc.

O título que será outorgado pela instituição é de Médico Cirurgião.

Quais são os requisitos para estudar na Bolívia?

Os requisitos para estudar na Bolívia são:

  • ter concluído o Ensino Médio;
  • apresentar o certificado de conclusão de Curso do Ensino Médio;
  • fazer o Apostilamento dos documentos  ou reconhecimento no Ministério de Relações Exteriores.
  • Tradução de Documentos;
  • Fotos 4×4 com fundo verde;
  • Documento de identidade do país de origem;
  • Certidão de nascimento;
  • Passaporte.

As instituições de ensino podem solicitar documentos a mais do que não estão na lista, por isso é fundamental verificar sempre a informação com a universidade que deseja se inscrever.

Aqui você pode ler sobre as Melhores Faculdades do Mundo

Global66 te acompanha aonde você viver

Se você está  planejando estudar na Bolívia saiba que  é possível utilizar o serviço da Global66 para receber recursos do Brasil.

A fintech Global66  conecta você a dezenas de destinos para realizar transferências internacionais  com as melhores taxas e a agilidade que só nós temos.

Para manter suas finanças organizadas nas viagens internacionais e ter disponível o saldo em reais e mais moedas, crie uma conta Global66.

Preguntas Frequentes

Quanto custa estudar Medicina na Bolívia?

A estimativa do valor da carreira completa de Medicina  cursada em uma universidade particular na Bolívia está entre 10 mil e 25 mil reais.

Precisa falar espanhol para estudar Medicina na Bolívia?

Sim.  Para estudar na Bolívia é importante ter conhecimento do idioma espanhol para entender as matérias e se comunicar com as pessoas.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »