O que é empreendedorismo digital? Veja todas as dicas!

O que é empreendedorismo digital? Antes de analisarmos o conceito de empreendedorismo digital, vamos repassar a definição do empreendedorismo.

Nesse sentido, o  empreendedorismo se trata de uma modalidade de trabalho realizado por um indivíduo ou grupo de pessoas que administram um negócio próprio.

Contudo, o empreendedorismo digital se refere ao tipo de negócio independente estabelecido no ambiente digital, cujas principais ações são:

  • operação comercial pela internet;
  • entrega de produtos e serviços no formato digital.

Atualmente, esse tipo de empreendedorismo é um dos que mais cresce no Brasil e na América Latina.

Os exemplos de produtos do empreendedorismo digital entregues incluem cursos online e vendas de ebooks.

Sendo assim,  a resposta para o que é empreendedorismo digital é um modelo de negócio que visa estabelecer atividades comerciais pelos canais digitais.

Gostaria de saber mais sobre o que é empreendedorismo? Leia aqui.

Exemplos de empreendedorismo digital

Em primeiro lugar, a decisão de qual é o melhor nicho do empreendedorismo digital para se dedicar deve considerar o conhecimento do empreendedor nesse ramo de negócio.

Bem como, o perfil e interesses do empreendedor precisam estar alinhados ao negócio que ele deseja iniciar.

Uma pessoa que queira abrir um negócio de vendas de cursos online de culinária online, precisa ter algum tipo de capacitação ou experiência no setor.

Apesar de parecer uma tarefa fácil, gravar aulas de culinária requer conhecimentos de edição de vídeos, ter um espaço adequado para preparar as aulas

Além disso, disponibilizar a vídeo aula para os alunos exige ter uma plataforma de transmissão do conteúdo.

Ainda assim, não é uma ideia impossível de ser realizada se existem os recursos financeiros e tecnológicos para a sua execução.

Do mesmo modo, existem outras áreas possíveis para trabalhar com o empreendedorismo digital  que podem ser vistas na lista abaixo:

  1. E-commerce: as lojas virtuais são uma excelente opção de negócio para vender diferentes tipos de produtos como roupas, cosméticos, etc.
  2. Blogs e sites especializados : produzir conteúdo para um mercado específico costuma ser rentável, inclusive em áreas como turismo, comércio e finanças.
  3. Infoprodutos: se referem aos produtos digitais como ebooks, apostilas e videoaulas.
  4. Aplicativos: o desenvolvimento de aplicativos é uma atividade altamente valorizada no mercado.
  5. Tecnologia: os produtos e serviços desenvolvidos a partir do uso de tecnologias têm cada vez maior demanda em diferentes setores econômicos.
  6. Consultoria: o serviço de  consultorias online pode ser oferecido por especialistas de diferentes áreas do conhecimento.

Conheça o banco do empreendedor e saiba como os empreendedores podem obter crédito.

Benefícios do empreendedorismo digital 

As pessoas quando desejam abrir uma empresa, seja ela um pequeno negócio ou não se deparam com algumas questões que desconhecem.

Por exemplo: O que é empreendedorismo digital? Uma empresa mei (Microempreendedor Individual) emite nota fiscal?

Apesar disso, não há motivo para que o empreendedor se preocupe, pois as informações sobre o empreendedorismo podem ser obtidas no portal do empreendedor.

Seja como for, iniciar um negócio digital oferece muitas vantagens para os empreendedores como:

  • Baixo custo do investimento inicial( pode variar dependendo do tipo de negócio);
  • Acessibilidade ao negócio( no ambiente digital não há limites e nem fronteiras);
  • Administração de tempo;
  • Autonomia;
  • Escalabilidade
  • Menos burocracia.

Descubra algumas ideias de negócios que podem ser iniciados no Brasil.

Empreendedorismo no Brasil

O empreendedorismo é uma atividade econômica que é desenvolvida em muitas regiões do Brasil, existem muitas pessoas que têm o objetivo de abrir um negócio no país.

Segundo os dados coletados pelo Governo Federal, no ano de 2020 existiam aproximadamente 19,9 milhões de negócios funcionando no Brasil.

Para alguns especialistas o empreendedorismo no Brasil está dividido em empreendedorismo de oportunidade e o empreendedorismo de necessidade.

O primeiro conceito está relacionado ao negócio desenvolvido a partir da demanda de um produto ou serviço constatada  por meio de um estudo de mercado.

Enquanto, o segundo se caracteriza pelo empreendedorismo de necessidade, ou seja as pessoas buscam investir na abertura de um negócio devido a ausência de oportunidade no mercado de trabalho.

Tipos de empreendedorismo

O empreendedorismo é sempre associado a um indivíduo ou a uma empresa, porém o empreendedorismo também está relacionado com a sociedade.

Assim como, existem outros tipos de empreendedorismo como empreendedorismo social, empreendedorismo corporativo e empreendedorismo individual.

O  que é empreendedorismo social? Como o nome sugere, o empreendedorismo social tem como objetivo criar melhorias para a sociedade através de ações e projetos sociais.

Posteriormente, encontra-se o empreendedorismo desenvolvido dentro das corporações com o propósito de aperfeiçoar as condições dos recursos humanos.

O empreendedorismo individual  é um dos tipos de empreendedorismo mais conhecidos e desenvolvidos no Brasil e no mundo.

Um exemplo de empreendedorismo individual é a startup, um modelo de negócio definido como inovador e inicial.

Ainda não sabe o que é uma startup? Aprenda o que é uma startup.

Global66 a melhor maneira de enviar dinheiro do Brasil para o mundo.

Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para o Peru, saiba que na Global66 os seus envios para o exterior podem ser feitos online.

A fintech Global66 é uma das principais empresas de transferências internacionais da América Latina, desde 2018 opera no envio de remessas.

Uma das vantagens de utilizar a plataforma de pagamentos da Global66 é poder transferir os seus recursos para diferentes partes do mundo com um custo baixo.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »