Embaixada dos Estados Unidos no Brasil

A existência de mais de uma Embaixada dos Estados Unidos no Brasil é uma dúvida recorrente entre os cidadãos brasileiros e estrangeiros que necessitam de algum tipo de  informação desse órgão no país.

Apesar de muitas pessoas pensarem que o Consulado e a Embaixada têm as mesmas funções, elas se diferem.

Nesse sentido, o Consulado tem a  função de proteger os interesses dos seus cidadãos nesta região,  enquanto a Embaixada atua como a representante oficial de um governo no território estrangeiro.

Os Estados Unidos da América possui uma única Embaixada no país que fica localizada na cidade de Brasília e possui outras Missões Diplomáticas em outras regiões do país.

Além disso, o número aproximado de americanos vivendo no Brasil é de 260 mil cidadãos, muitos vivem principalmente no estado de São Paulo.

Qual é a missão da Embaixada dos Unidos?

Antes de mais nada, a missão da Embaixada dos Eua no Brasil tem  como objetivo promover os interesses do país no território brasileiro.

Bem como, a função da Embaixada Americana é estabelecer relações comerciais com o Brasil por meio das empresas estadunidenses que estão presentes nesse país.

Outra função da Missão Diplomática no país é trabalhar em conjunto com as autoridades brasileiras para alcançar um progresso econômico que beneficie ao crescimento do país.

Embaixadas e Consulados dos Estados Unidos no Brasil.

Como dito anteriormente, a única Embaixada dos Estados Unidos presente no Brasil é a Embaixada dos Estados Unidos em Brasília.

A Embaixada Americana em Brasília é uma das primeiras a ter sido estabelecida na Capital do Brasil, tendo iniciado suas atividades oficiais  em 1960.

O endereço da Embaixada é  Av. das Nações, Quadra 801, Lote 03, CEP: 70403-900 – Brasília, DF. O atendimento telefônico pode ser feito pelo número: (55-61) 3312-7000

Fax: (55-61) 3225-9136.

Juntamente com a presença da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, existem 3 Consulados Gerais no Brasil localizados nas seguintes cidades:

  1. São Paulo
  2. Recife
  3. Rio de Janeiro

Consulado Geral dos EUA em Recife 

Em primeiro lugar, o Consulado dos Estados Unidos em Recife é um dos mais antigos instalados no Brasil, ele foi instalado em 1815.

Ao longo dos anos de trabalho que vem sendo realizado já recebeu a visita ilustre do então Presidente Americano Franklin Roosevelt no ano de 1943.

O Consulado atende os  cidadãos que residem em outros estados na região Nordeste do Brasil sendo eles:

  • Pernambuco, 
  • Alagoas,
  •  Ceará, 
  • Maranhão,
  •  Paraíba, Piauí,
  •  Sergipe 
  • Rio Grande do Norte.

Para ser atendido presencialmente as pessoas devem ir até o escritório do Consulado que está localizado na Rua Gonçalves Maia, 163, Boa Vista CEP 50070-060 Recife-PE.

Consulado Geral dos EUA em São Paulo

A cidade de São Paulo não possui  uma Embaixada Americana SP e sim possui um escritório do Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo.

Dessa forma, para poder realizar um trâmite consular em São Paulo é necessário dirigir-se até à Rua Henri Dunant, 500, Chácara Santo Antônio,São Paulo-SP.

A forma de contato com o  Consulado  pode ser feita por meio do Telefone: (55-11)

3250-5000.  Após o expediente: (11) 5183-5316/ 5181-8730.

Para solicitar um serviço notarial o cidadão deve solicitá-lo pela internet através do formulário de agendamento online no site do Governo Americano no Brasil.

Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro

O Consulado Geral dos EUA no Rio de Janeiro está repleto de história, na época em que na capital do país estava instalada nesta cidade a Embaixada Americana RJ também se encontrava na região até o ano de 1960.

Posteriormente, com a mudança da capital para a cidade de Brasília nesse mesmo edifício passou a funcionar o Consulado dos Estados Unidos no RJ.

O endereço da unidade consular é Avenida Presidente Wilson, 147 – Centro

20030-020 – Rio de Janeiro, RJ.

A forma de contato é apenas por telefone, o número para consultas é (21) 3823-2000.

Que procedimentos podem ser feitos?

Não somente os cidadãos americanos necessitam de informações e serviços da Embaixada e Consulado Americano, pois muitas pessoas desejam saber  que procedimentos podem ser feitos para visitar os Estados Unidos ou se mudar para lá.

Do mesmo modo, devido à pandemia a maioria dos procedimentos devem ser agendados previamente:

  • Vistos de não imigrante: é o visto solicitado pelas pessoas que pretendem ficar pouco tempo nos Estados Unidos, por exemplo: motivo de turismo.
  • Visto de imigrante: este tipo de visto é solicitado especialmente pelos estrangeiros que pretendem residir nos Estados Unidos.
  • Serviços notariais:  esse tipo de serviço é oferecido para os documentos que serão utilizados nos Estados Unidos como: reconhecimento de firma, cópia autenticada do passaporte norte-americano, cópia autenticada de passaporte estrangeiro, etc.

Vive no Brasil e precisa enviar dinheiro para os Estados Unidos? Aprenda conosco da Global66!

Atualmente muitas pessoas que vivem no Brasil têm familiares e amigos vivendo em outros países, se no seu caso você precisa transferir dinheiro para os Estados Unidos, conheça as nossas condições de envio.

Para enviar uma remessa para os Estados Unidos e para qualquer lugar do mundo com a Global66 você economiza até 8 vezes no valor da operação.

Se você precisa enviar 4.000 BRL para os Estados Unidos, faça uma cotação na plataforma Global66 e saiba em quanto tempo o recurso chegará até o beneficiário.

Como resultado, o destinatário receberá  uma transferência  em USD muito melhor do que em outras empresas.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »