DV da Conta: como encontrar o Dígito da Conta?

A segurança durante as transações bancárias é algo que deve ser priorizado, por isso o DV da Conta tem uma função importante na constatação da autenticidade da conta e operação.

Os usuários dos serviços  bancários que possuem cartões de crédito e débito devem ter observado a numeração de identificação da conta e um dos números é separado por -.

Esse número separado por traço como no exemplo: 00000-2, se trata do DV da Conta, ou seja, o Dígito Verificador da Conta, um número definido especialmente para garantir a segurança.

O que é o DV da conta?

O Dígito Verificador da Conta conhecido como DV da Conta é um número que funciona como uma medida de segurança e controle de uma conta bancária.

Bem como, esse mecanismo de segurança está definido para que cada conta de banco tenha o seu próprio dígito verificador e as fraudes e erros sejam evitados.

Sendo assim, o DV da conta possibilita  que uma conta possa ser reconhecida e identificada pelo sistema bancário. sempre que um usuário quiser acessar a sua conta e realizar transações financeiras.

Em síntese, o Dígito Verificador da Conta é um importante método de autenticação e validação de uma conta bancária de modo a garantir a proteção dos dados e recursos do usuário nas transações financeiras.

Quando se usa o dígito da conta?

Existem algumas situações em que o dígito da conta pode ser necessário tanto para o titular da conta quanto para quem precisa transferir dinheiro para o beneficiário desta conta.

A utilização do dígito da conta pode ser feita no momento de realizar uma transferência bancária entre contas da mesma titularidade ou para outros beneficiários.

Se uma pessoa que não sabe o que é dígito da conta tentar realizar uma transferência bancária sem inserir essa informação, certamente a operação  não será processada.

Ainda assim, as pessoas devem estar atentas ao tipo de dígito verificador que cada instituição bancária possui, pois nem todos são numéricos, alguns incluem um X no final da seção.

Como encontrar o dígito da conta?

Se você precisa identificar o dígito da conta para passar essa informação para outra pessoa, confira as maneiras de identificar o dv.

Para que um usuário possa realizar uma transferência para a conta de outra pessoa é essencial saber o dígito verificador desta conta.

Cada instituição bancária emite o cartão bancário com as informações do titular da conta, número de conta e agência  de uma forma diferente.

A configuração dos cartões podem variar e vir com o dígito verificador da conta em uma face diferente do  número completo do cartão.

Ao mesmo tempo que existe a possibilidade do cartão ter essa informação na parte frontal do documento.

Os cartões da Caixa Econômica, por exemplo, independente de serem de conta corrente, salário ou conta poupança possuem o DV na parte frontal do cartão.

Enquanto nos cartões do Banco Itaú e Santander essas informações costumam estar impressas no verso do cartão, após a informação do número de conta: 0000-5.

Em suma, o dv deveria estar visível no aplicativo do banco ou no site, contudo se tiver dificuldades de encontrá-lo é possível solicitar ajuda na agência bancária.

Dígito de conta de alguns bancos

Os usuários devem estar atentos ao fato de  que cada instituição bancária tenha o seu próprio sistema de emissão de cartões e escolha o seu método de criação do dígito.

Seja como for, um determinado banco pode ter um único dígito verificador, enquanto uma instituição tenha dois dígitos e  outro banco tenha uma letra no lugar de um número.

 Santander  

O dígito da conta do banco Santander é composto de um número e pode ser encontrado depois dos 4 números da conta como no exemplo a seguir:

2222-0

Caixa

As contas da Caixa  possuem uma quantidade de números que varia, por isso é comum encontrar contas com 7 ou 8 dígitos e só depois do  traço está localizado o dv verificador.

Exemplo: 00001234-5

Itaú

O dígito da conta do Itaú fica ao lado dos 5 números da conta corrente ou poupança e ele está separado dos demais dígitos por um espaço no verso do cartão.

Nubank

O Nubank é um dos bancos que não tem o DV da conta no cartão, portanto, o usuário vai precisar procurar essa informação no próprio perfil do aplicativo Nubank.

Bradesco

Os clientes do banco Bradesco possuem apenas 1 dígito verificador de conta e ele aparece ao lado dos cinco ou sete números da conta.

Exemplo:0012345-1

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »