DDA o que é : e como funciona?

Conhecer as modalidades de cobranças bancárias é muito importante para os clientes, certamente você já deve ter se  perguntado: DDA o que é?

Ter conhecimento sobre os melhores meios de cobranças pode ser muito útil tanto para a empresa quanto para os clientes, pois melhora a gestão das contas.

Primeiramente, a sigla DDA significa Débito Direto Autorizado, uma modalidade de serviço que possibilita o pagamento de uma conta pelos canais eletrônicos.

Em suma, este serviço é uma solução de pagamento oferecida pelas principais instituições bancárias do Brasil, para saber mais sobre DDA o que é ? Continue a leitura!

O que é o DDA?

O Débito Direto Autorizado é uma solução desenvolvida pela Federação Brasileira de Bancos juntamente com outras Associações Bancárias e o Banco Central do Brasil.

A ferramenta DDA permite que os usuários de serviços bancários tenham acesso às suas contas e possam pagá-las pelos meios digitais.

Desse modo, o cliente recebe os boletos bancários diretamente na conta bancária e pode efetuar o pagamento dentro do prazo sem a necessidade de esperar que a cobrança impressa chegue.

Em outras palavras, o Débito Direto Autorizado-DDA facilita o acesso aos serviços bancários para pagar contas geradas através de boletos bancários.

Como funciona o DDA?

Para que o cliente possa ter acesso ao Débito Direto Autorizado, a empresa responsável pela cobrança deve cadastrar a conta na instituição bancária em que ele é cliente.

 Logo que  o boleto gerado estiver no nome do cliente, ele poderá visualizá-lo os boletos eletrônicos DDA através do site do banco ou aplicativo.

Do mesmo modo, pessoas físicas ou pessoas jurídicas podem solicitar o cadastro do “sacado eletrônico” nos bancos em que possuem uma conta aberta.

A liberação do débito da cobrança só será feita mediante a autorização do cliente e pode ser feita em caixa eletrônico, 

Qual é a diferença entre o DDA e o  débito automático?

Existem algumas diferenças entre o DDA e o débito automático entre elas está a necessidade de autorizar a realização de pagamento no DDA.

O DDA tem a função de visualização de contas bancárias e posteriormente a escolha de qual conta pagar e quando deve ser paga.

Além do mais, no serviço de Débito Direto Autorizado é  preciso que o sacado(cliente) autorize o  pagamento do boleto bancário.

Enquanto o Débito Automático é um serviço que a pessoa solicita e ao se cadastrar uma única vez a cobrança é feita automaticamente todos os meses.

A conta no débito automático é cobrada diretamente da conta do cliente mensalmente na data de vencimento.

Quantas contas  podem ser pagas com  o DDA?

O Débito Direto Autorizado permite o pagamento de diversos tipos de contas e serviços como pode ser visto a continuação.

Boletos de cobrança

Os boletos de cobrança bancária servem para que uma entidade fornecedora de um serviço ou produto possa  emitir um documento de cobrança pelo serviço prestado.

Nesse sentido, o DDA pode ser utilizado para visualizar somente os boletos referentes a serviços oferecidos por empresas privadas como:

  • Taxa do condomínio
  • Cobrança de Aluguel:
  • Boleto de cartão de crédito
  • Cobranças de escola

Ao receber o boleto de cobrança em papel ou até mesmo visualizá-lo utilizando o DDA é possível pagá-lo sem nenhuma dificuldade desde que esteja dentro da data de vencimento.

Vantagens do DDA

As vantagens do Débito Direto Autorizado são:

  • Garantia do recebimento do boleto;
  • Praticidade para visualizar os boletos em diversos canais eletrônicos;
  • Controle das contas a pagar;
  • Agilidade para visualizar as contas em aberto;

Desvantagens do DDA

Como todo serviço bancário o DDA também possui as suas desvantagens e pontos que devem ser observados pelo sacado e  a empresa:

  • A cobrança não é feita automaticamente, então a pessoa precisa estar atenta a datas de vencimento e entrar no site do banco para visualizar as contas a pagar;
  • O DDA não inclui  a cobrança de tarifas e tributos públicos.

Como se autoriza o DDA?

A autorização do uso do Débito Direto Autorizado deve ser feita através da solicitação ao banco, em algumas instituições esse trâmite pode ser feito também presencialmente.

Contudo, na maioria dos bancos os clientes podem iniciar o trâmite através do acesso ao internet banking ou app do banco, por isso é importante consultar a  sua entidade bancária.

Como ativar o DDA?

Para ativar o DDA você deve acessar os canais de comunicação dos serviços bancários da instituição financeira a que sua conta bancária  está associada.

Trouxemos o exemplo de cadastro do DDA no banco Santander, segundo as informações encontradas no site da instituição, o usuário deve seguir estes passos:

  1. Entrar no aplicativo do Santander;
  2. Ir até o menu “Transações”.
  3. Selecionar a opção “Boletos Eletrônicos” DDA.
  4. Fazer o cadastro do serviço.

Se você quiser ativar o DDA  utilizando o site do banco, você deve ir até o menu: Pagamentos e  Recargas, clicar em Boletos Eletrônicos(DDA) e depois cadastrar a solução.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP