CVV do cartão: O que é e como saber?

O universo financeiro possui diversos termos e siglas que são utilizados, como o CVV do cartão ao realizar uma compra.

Se você tem um cartão de crédito, débito ou cartão pré-pago deve ter observado que ele possui uma numeração na parte frontal e no verso.

Esses números presentes nos cartões dos bancos são dados importantes no momento de  realizar uma transação financeira para confirmar a autenticidade das informações.

O que é CVV no cartão?

Para quem não sabe o que é a CVV do cartão, esta abreviação significa Código de Verificação do Cartão.

Nas transações internacionais é comum que se solicitem o CVV do cartão, mais conhecido como Card Verification Value, um código de segurança de 3 dígitos.

Em todas as operações de compras que sejam realizadas com cartões de crédito ou débito, o titular do cartão deve informar o CVV como medida de prevenção de fraude.

Onde fica o CVV no meu cartão?

A primeira vista, o CVV do cartão ou Código de Verificação do Cartão(CVC) fica localizado no verso do cartão.

Dependendo da bandeira do cartão o CVV pode ser localizado na parte frontal, este é o caso de alguns cartões da American Express.

Geralmente os três dígitos estão destacados com uma cor diferente no fundo e a numeração aparece um pouco distante das outras informações do cartão.

Contudo, o CVV dos cartões digitais  podem aparecer na tela junto com a numeração do cartão, validade e nome do titular do cartão.

Quais cartões possuem CVV?

As informações como o Código de Validação ou Verificação do Cartão estão gravadas tanto nos cartões de crédito como no de débito.

O Código de Validação do Cartão- CVV pode ser encontrado em cartões de diferentes bandeiras: Visa, Mastercard, Elo,Hipercard, American Express, Maestro, etc.

Seja como for, é importante ressaltar que o CVV do cartão não é o mesmo que dígito da conta, este último se refere a um verificador da conta bancária.

Existe diferença entre o CVV e o CVC de um cartão?

Na prática não existe nenhuma diferença entre os dois termos, porém algumas instituições de bandeira de cartão optam cada uma por utilizar uma sigla.

Por exemplo: o CVV- Card Verification Value, que é o mesmo que o código de segurança do cartão, normalmente é identificado dessa forma nos cartões VISA.

A sigla CVC (Card Verification Code) é mais utilizada para os cartões Mastercard, ainda assim os nomes podem variar de uma instituição para outra.

Como descobrir o CVV do cartão se ele foi apagado?

Se um cartão físico é utilizado muitas vezes com o tempo alguns dados podem tornar-se ilegíveis ou até o material plástico do card pode se deteriorar.

Para que o desconhecimento do Código de Validação de segurança do cartão não se torne um problema e preocupação para o titular do cartão, é possível tomar algumas medidas:

  • Solicitar uma segunda via do cartão( verificar os custos do serviço com o banco);
  • Visualizar a versão do cartão digital e identificar o CVV online;

O CVC é muito importante para garantir que a operação financeira que está sendo feita foi solicitada pelo titular do cartão e não se trata de uma fraude.

Recomendações para fazer compras online com cartão

As principais recomendações ao fazer compras online com o cartão de crédito ou débito são de assegurar-se que estão realizando transações financeiras em sites ou plataformas seguras.

Dessa maneira, é fundamental que a Loja virtual disponha dos protocolos de segurança, para que a navegação seja segura e as informações coletadas somente sejam utilizadas para as finalidades da operação de compra do produto.

A terceira dica para realizar compras com segurança aproveitando os benefícios de ter um cartão de crédito ou débito, é não compartilhar o CVV ou outras informações com desconhecidos.

Logo, as pessoas que costumam realizar compras online podem solicitar um cartão digital à instituição financeira de sua preferência.

Afinal, os cartões digitais contam com medidas de seguranças bastante rigorosas e o código de segurança é modificado e só é válido naquela compra que foi realizada.

Perguntas frequentes sobre o Código de Segurança do cartão

Como ver o CVV pelo aplicativo do banco?

A versão online do cartão de crédito ou débito pode ser vista acessando o app da instituição bancária.
O usuário deve consultar entre as opções de produtos,  clicar em “Cartões”, depois selecionar Cartões Virtuais e verificar o CVC do cartão que precisa.

Como descobrir o Código de Verificação do cartão de débito?

O código de validação do cartão de débito geralmente está impresso na parte posterior do cartão físico.
Se o cartão possui uma versão digital, existe a possibilidade de visualizá-lo online se a  numeração do cartão plástico estiver apagada.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Planilha de Controle Financeiro: Como fazer um?

A planilha de Controle Financeiro é uma excelente ferramenta para gestores de empresas e  para pessoas que queiram fazer a gestão dos seus gastos. Atualmente é possível encontrar diversos modelos interessantes e ilustrativos de como preencher

Read More »
Brazil

Atualizar boleto CEF: Como fazer?

Você precisa atualizar boleto CEF e não sabe como? Saiba que está no lugar adequado, pois o objetivo deste artigo é esclarecer essa dúvida sobre os boletos bancários. Os boletos de pagamento emitidos pelas instituições bancárias

Read More »
Brazil

Consulta NIS: Como Fazer? Passo a Passo!

A consulta NIS pode ser feita de diferentes maneiras, como por exemplo: a Consulta do NIS pelo CPF ou acessando outros sites de instituições governamentais. Todos os dados cadastrais do cidadão que já trabalhou alguma vez

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP