Como utilizar o Pix? Funcionamento e vantagens

Antes de mais nada, para  saber como utilizar o pix é importante conhecer esse método de pagamento brasileiro.

Desse modo, poderá utilizá-lo com o maior proveito e facilidade para pagar suas contas ou receber dinheiro na sua conta bancária.

Primeiramente, o pix é um tipo de pagamento realizado instantaneamente, criado pelo Banco Central do Brasil no dia 05 de outubro de 2020.

Nesse sentido,o dinheiro é transferido em poucos segundos da conta de uma pessoa para a outra, podendo ser utilizado em qualquer horário do dia.

Independentemente do banco que você tenha uma conta aberta é possível receber uma transferência Pix ou fazê-la.

Bem como, os clientes que possuem uma conta corrente ou poupança também poderão utilizá-la.

O objetivo do Banco Central com essa criação é oferecer uma alternativa de pagamentos eletrônicos que seja mais acessível para a população.

Para saber mais sobre os tipos de transferências utilizadas pelos bancos no Brasil

Como utilizar o Pix?

Em primeiro lugar, o Pix é um meio alternativo de pagamento e transferência entre bancos que possibilita aos clientes operar mais rapidamente.

Assim como, esse tipo de pagamento não inclui a cobrança da taxa de operação, pois os meios de transferência como o TED e DOC sim cobram.

O Pix está sendo utilizado oficialmente desde novembro de 2020, desse modo as pessoas que estão no Brasil podem utilizar esse sistema de pagamentos eletrônico.

Seja como for, os clientes contam com a facilidade de realizar uma transferência instantânea, pois podem levar até 10 segundos para que o valor seja enviado.

De maneira geral, você pode utilizar o  Pix através de um código QR gerado, um link ou inserindo os dados do beneficiário da transferência.

Para utilizar o Pix em cada banco, o usuário deve cadastrar na sua conta  a opção Pix, na Caixa Econômica Federal, você deve seguir alguns passos:

  •  O primeiro passo para cadastrar sua chave Pix é ativá-la , ela pode ser feita por meio do app Caixa apk, 
  • Logo depois, você deve clicar na função Pix que aparece na tela.
  • Em seguida, clicar em cadastrar Chave.
  • Escolha uma das opções de chave Pix e clique em continuar.
  • Se solicitarem um código, verifique no seu e-mail ou caixa de SMS o recebimento do mesmo.
  • Verifique se as suas informações estão corretas, e então clique na caixa de confirmação.
  • Insira  a sua senha e aguarde a confirmação. 

Da mesma forma, existe uma outra forma de ativar sua conta Pix: utilizando o aplicativo Caixa TEM, vejamos a seguir como fazer:

  • Acesse o aplicativo Caixa Tem e selecione a opção PIX.
  • Clique na frase Vamos Lá.
  • Escolha as opções de chaves que deseja cadastrar.
  • Clique em cadastrar as chaves selecionadas.
  • Digite sua senha Caixa Tem.
  • Leia a mensagem que aparece na tela e clique em Ok entendi.

Com a chave cadastrada, você já pode receber uma transferência utilizando o Pix, para isso é só informar a sua chave pix ou seu código QR.

O que é um Código QR?

Um código QR é um código de barras que pode ser  escaneado pelos celulares smartphones que possuem câmera e um programa leitor QR instalado.

Desse modo, o leitor transforma o código em texto e informação sobre um serviço ou operação, como no caso das transferências com Pix.

Nesse sentido, o código QR Pix  pode ser utilizado também para pagar uma conta ou serviço numa loja, restaurante, etc.

Diferença entre Pix, TED e DOC

A Transferência Eletrônica Direta(TED) pode ser disponibilizada no mesmo dia se feita até às 17:00 horas nos dias úteis, porém cobram uma taxa pelo serviço.

Em contrapartida, o Documento de Ordem de Crédito(DOC) é uma transferência com valor limitado à R$ 4.999,99 por operação.

Além disso, o DOC leva um dia útil para cair na conta do beneficiário.

Cada tipo de pagamento possui seus benefícios, no entanto quanto ao tempo de entrega da transferência e o custo, o Pix apresenta mais vantagens.

Atualmente, é possível encontrar muitas empresas e pequenos negócios que também passaram a adotar esse tipo de pagamento.

Transfira dinheiro do Brasil para o exterior com a Carteira Multimoeda Global66.

Para quem trabalha no Brasil, mas possui parentes no exterior e precisa enviar dinheiro para outros países com frequência, a Global66 é uma ótima alternativa.

Se você precisa de uma solução digital segura e ágil para o pagamento internacional, conheça a carteira digital multimoeda Global66 disponibilizada para os clientes da Argentina, Brasil, Chile e México.

A carteira multimoeda da Global66 representa uma grande inovação no serviço oferecido pela fintech Global, pois a partir de agora os seus clientes podem transferir dinheiro e adicionar moedas da América Latina.

Na carteira digital Global66 os usuários podem selecionar uma ou várias moedas secundárias para realizar transferências internacionais.

Assim também, com a carteira digital Global66 o usuário pode realizar transferências entre carteiras digitais Global66 para pessoas que estão no Brasil e em qualquer lugar do mundo.

Acesse o site Global66.com, consulte a taxa de câmbio, crie sua conta e faça uma transferência internacional hoje mesmo.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »