Como morar no Uruguai? Saiba tudo!

Viver no exterior é uma experiência que muitas pessoas desejam experimentar, por isso a busca de informações sobre como morar no Uruguai é cada vez maior.

O que motiva muitos brasileiros e estrangeiros a se mudarem ao país é uma economia mais estável do que outros países da região e a qualidade de vida.

Além disso, a proximidade do Uruguai com o Brasil é uma  das vantagens que influencia no valor da mudança para o país e também a possibilidade de ir ao Brasil a passeio nas férias.

A República Oriental do Uruguai é um dos menores países da América do Sul, pois seu território abrange apenas 176.215 km².

Assim como, o número de habitantes do  país não supera os 4 milhões de habitantes.

De acordo com os dados do Banco Mundial de 2019 o número total da população uruguaia é de 3.462 milhões

Como ir morar no Uruguai?

Os brasileiros não costumam ter dificuldades para tramitar a sua residência no Uruguai, pois ambos países fazem parte do Acordo do Mercosul.

Em condições normais, todos os brasileiros e estrangeiros cujos países fazem parte do Mercosul podem viajar ao Uruguai com o documento de identidade RG e passaporte.

Comumente os documentos solicitados para solicitar o visto permanente são:

  • RG ou passaporte;
  • Certidão de antecedentes da Polícia Federal;
  • Comprovante de residência no Brasil original;
  • Carteira de vacinação;
  • Ticket  confirmação do agendamento online;
  • Certidão de nascimento com a Apostila de Haia.

Com o surgimento da pandemia é importante verificar as informações necessárias para mudar-se ao país e como é possível ser feito à distância.

No site da Direção Nacional de Migração do Uruguai é possível iniciar o trâmite legal para obter a residência através desse canal online, porém deve ser utilizado pelas pessoas que já se encontram em território uruguaio.

Tipos de residências que podem ser solicitadas 

Primeiramente, existem 4 tipos de residência que podem solicitada pelos estrangeiros:

  1. Legal Definitiva: é um trâmite comumente solicitado por pessoas físicas e pessoas jurídicas de países que não fazem parte do Mercosul.
  2. Residência Temporária Mercosul;
  3. Residência Temporária: é o trâmite realizado pelos cidadão estrangeiros e o período de duração é mais curto, podendo ser de 180 dias até 2 anos.
  4. Especial fronteiriça: é um trâmite de caráter especial de comum acordo entre as autoridades uruguaia e brasileira para que ambos cidadãos possam trabalhar e estudar nas regiões fronteiriças.

Os requisitos que os cidadãos do Mercosul devem preencher para poder solicitar a residência temporária são os seguintes:

Maiores de idade

  • Uma foto 4X4;
  • Documento de identidade original, é necessário que seja o mesmo utilizado para ingressar no país;
  • Certificado de Vacinação vigente de acordo com o quadro de vacinação uruguaio;
  • Carnê de Saúde Laboral;
  • Certificado de Antecedentes Penais, Judiciais ou Policiais;
  • Certidão de Nascimento e comprovante do estado civil no caso de que haja tido alguma alteração;

Menores de idade

  • Uma foto 4X4;
  • Certidão de Nascimento  Legalizada e com a Apostila da Haia;
  • Autorização dos pais ou responsáveis legais;

A vigência da residência temporária tem a duração de 2 anos que podem ser prorrogados por mais 2 anos uma única vez.

O custo para iniciar o trâmite é de 557,30 pesos uruguaios e o certificado migratório custa 55,70 pesos uruguaios por folha indexada.

Vantagens de morar no Uruguai

O Uruguai é um país pequeno, contudo possui passagens encantadoras e uma infraestrutura que permite que os seus residentes desfrutem de uma qualidade de vida e recursos que poucos países da América Latina têm.

  1. Educação: o sistema educacional é gratuito e de excelência.
  2. Segurança: o índice de violência é baixo.
  3. Qualidade de vida: os direitos básicos e complementares estão à disposição da sua população.
  4. Sistema de saúde: o sistema de saúde é completo e conta com uma grande quantidade de médicos atendendo.

Desvantagens de morar no Uruguai

As vantagens de morar no Uruguai são muito fáceis de serem descritas, mas como qualquer lugar do mundo também tem seus pontos negativos.

Portanto, se uma pessoa deseja viver no país devem analisá-los e levar em consideração:

  1. Custo de vida alto: manter os gastos durante todo o mês pode ser um grande desafio para muitos residentes, principalmente porque muitos produtos consumidos no país tem origem do exterior  tornando-os caros.
  2. Pouca variedade de produtos agrícolas: muitos produtos que os brasileiros estão acostumados no Brasil, nem sempre são facilmente encontrados nas prateleiras do supermercado.
  3. Mercado de trabalho pequeno: o país é pequeno e a maioria das oportunidades de emprego estão centralizadas na capital, dessa forma a concorrência em algumas áreas costumam ser grandes.

Salário mínimo no Uruguai

O salário mínimo no Uruguai desde janeiro de 2021 custa $17.930 pesos uruguaios, de acordo com a cotação atual 1 UYU $ vale BRL R$ 0,12.

Considerando o custo de vida que em algumas regiões do país é de aproximadamente $ 56.000 pesos uruguaios seria um pouco difícil arcar com as despesas ganhando o salário minímo.

Algumas profissões são bem remuneradas no país e por isso estão em alta como pode ser observada na lista abaixo:

  • Engenheiro: salário médio de 75.000 a 107.000 pesos uruguaios;
  • Contadores: salário médio de 44.000 a 66.000 pesos uruguaios;
  • Arquitetos: salário médio de 70.000 pesos uruguaios;
  • Profissionais de saúde: salário médio de 60.000 a 200.00 pesos uruguaios.

Vai se mudar para o Uruguai? Descubra como receber e enviar dinheiro com a Global66.

Antes de mais nada, o planejamento da mudança para o Uruguai é muito importante, por isso você não pode se esquecer de buscar uma alternativa para fazer a gestão das suas finanças no exterior.

Na Global66 você pode transferir dinheiro do Uruguai para um familiar no Brasil com um custo justo e sem que você precise se preocupar com trâmites burocráticos e caros.

Da mesma forma que você enviar remessas do Uruguai, você também pode receber transferências do Brasil ou de outro país diretamente na sua conta bancária no Uruguai.

Em suma, com a Global66 você faz a cotação, cria uma conta e faz o envio do dinheiro para o exterior em poucos passos e utilizando uma plataforma de pagamentos segura.

Inscreva-se agora na Global66!

[comparator]

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Contenido sugerido

Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »
Brasil

Certificado Digital A3: tudo o que você deve saber

A autenticação de formulários e informações criadas online devem contar com um dos tipos de certificados digitais, por exemplo, o Certificado Digital A3. Um certificado digital funciona como uma garantia da veracidade das informações apresentadas em

Read More »
Brasil

O que é Certificado Digital e para que serve?

A autenticidade de um documento está sendo confirmada pelo meio digital, graças ao desenvolvimento do certificado digital. Você sabe o que é certificado digital? O  certificado digital é uma solução inovadora que utiliza chaves criptografadas para

Read More »

Transfiere dinero en segundos...

DESCARGA LA APP