Como Morar na Suíça: Passo a Passo

Como morar na Suíça? Talvez essa seja uma das perguntas mais importantes feitas pelas pessoas que estão pesquisando o melhor país para viver na Europa.

A qualidade de vida e as oportunidades de emprego na Suíça são uma das razões para muitos estrangeiros tentarem se mudar para o país.

Nesse artigo Como Morar na Suíça você encontrará informações interessantes sobre como é o processo de migração para o país, quais são as vantagens e requisitos.

O que é necessário para viver legalmente na Suíça?

A Suíça é um dos países com o maior Índice de Desenvolvimento Humano do mundo segundo o Ranking da ONU divulgado em 2020.

Os aspectos como alto nível de educação, presença de empresas importantes, acesso a um sistema de saúde privada eficiente repercutem no alto custo de vida do país.

As pessoas que desejam morar na Suíça devem conseguir autorização do governo suíço para viver e trabalhar no país.

Segundo as informações apresentadas no site da Embaixada da Suíça, os estrangeiros que pretendem solicitar o visto de residência devem fazê-lo comunicando-se com autoridades consulares.

Na Suíça, as Secretarias de Estado de Migrações estão distribuídas nos 26 Cantões da Confederação, cada estado possui autonomia para tramitar os processos de migração.

Os estrangeiros que são provenientes de países fora da União Europeia devem solicitar um visto se quiserem permanecer no país por um período superior a 90 dias.

Caso a pessoa já tenha uma proposta de emprego no país é importante conhecer as exigências das autoridades migratórias do Cantão que ela deseja viver.

No momento de solicitar a autorização de residência diante do Consulado Suíço no Brasil é preciso definir o tempo de permanência no país e justificar os motivos do pedido de visto.

Por último, para quem deseja trabalhar na Suíça saiba que a emissão do visto de trabalho é imprescindível  para ser contratado pelas empresas suíças.

Leia aqui sobre Salário Mínimo na Inglaterra

Como obter permissão para morar naquele país?

As Diretrizes migratórias estabelecidas pela Suíça para cidadãos que não pertencem à UE definem algumas possibilidades de autorizações para permanecer no país.

O primeiro tipo de visto que as pessoas podem solicitar se estiverem interessadas em viver no país por pelo menos 6 meses é o Visto D.

Essa autorização do governo suíço é comumente dada a pessoas que queiram entrar no país para realizar uma capacitação, reunir-se com familiares ou casar-se.

As exigências para tirar o visto de trabalho são um pouco maiores, pois a contratação de profissionais estrangeiros geralmente é feita para áreas específicas.

Sendo assim, em determinados postos de trabalho são as próprias empresas que são responsáveis pelo pedido de visto de trabalho dos profissionais estrangeiros.

Quando o solicitante for um colaborador acadêmico, pesquisadores, músicos ou artistas, ele deve tramitar o visto de trabalho no Consulado e apresentar os seguintes documentos:

  • Autorização de residência das autoridades do Cantão
  • Passaporte vigente
  • 4 Fotografias recentes
  • Comprovante de pagamento de taxas de visto
  • 2 cópias da página de identificação do passaporte

O tempo de processamento dos pedidos de visto, seja de trabalho ou temporário, pode levar pelo menos 4 meses, por isso é importante iniciar o processo com antecedência para poder morar na Suíça sem nenhum problema.

Quais são os custos de vida na Suíça?

A Suíça é conhecida por ser um país que oferece excelentes salários para muitos profissionais, porém o custo de vida é considerado elevado também.

Nesse país de 8.876.901 de habitantes o Franco Suíço(CHF) é a moeda oficial. A Suíça não faz parte da União Europeia e a sua moeda é uma das mais valorizadas do mundo.

O fato da Suíça fazer fronteira com a Alemanha, Áustria, França, Itália e Principado de Liechtenstein permite que alguns residentes façam compras nos países vizinhos.

Os custos de vida em cada cantão podem variar. Segundo o site Intercultural, alugar um apartamento em Zurique pode ser feito por 1.969 francos suíços mensais.

Na cidade de Lucerna, o aluguel de um apartamento de 1 quarto próximo ao centro da cidade tem o custo de 1.320 francos suíços mensais. 

Os gastos com comida podem variar entre 400 e 600 francos suíços dependendo da quantidade de comida que a pessoa compre e viva só ou acompanhada.

A parte de serviços de luz, água, gás, taxas municipais e internet podem acrescentar entre 250 CHF e 400 CHF as despesas.

O custo do transporte público não é baixo, dependendo do Cantão o bilhete de ida pode custar entre 3,50 até 5 francos suíços.

Uma informação que deve ser tida em conta pelas pessoas é que na Suíça não existe um salário mínimo definido por lei para toda a federação.

Abaixo estão os salários mínimos em alguns cantões suíços:

  • Genebra: CHF 4153
  • Neuchâtel: CHF 3626,45
  • Jura: CHF 3612
  • Ticino: CHF 3431,40

Portanto, o custo de vida é um dos aspectos que deve ser considerado por quem deseja morar na Suíça e analisar qual é a melhor região para residir.

É possível viver para sempre na Suíça com o visto de turista?

De acordo com as autoridades suíças, os brasileiros que desejam visitar a Suíça e permanecer no país durante 90 dias não precisam de visto.

O visto de turismo é estabelecido para as pessoas oriundas de outros países que desejam entrar no país para passeio.

Em ambos os casos o viajante deve apresentar na migração uma passagem de volta ao seu país de origem.

Logo, não é recomendável tentar estabelecer residência definitiva em um país se a pessoa tiver somente o visto de turista.

O melhor é sempre se ajustar às leis de migração do país que se deseja viver.

Motivos para viver na Suíça

Para muitos estrangeiros morar na Suíça representa uma grande oportunidade de ter uma  experiência de vida pessoal e profissional em um país tão desenvolvido.

A cultura da Suíça se integra a de outros povos, proporcionando aos residentes ter o contato com pessoas de diferentes países e poder falar vários idiomas.

Na Suíça existe a possibilidade de se comunicar com a população em três idiomas: alemão, francês e italiano.

Em muitas empresas ter o conhecimento do inglês é um diferencial que abre possibilidades de trabalho.

Sem dúvidas a qualidade dos serviços oferecidos na Suíça é outro ponto positivo de morar na região, os transportes circulam com pontualidade e frequência.

Na lista de razões para vivir na Suíça não poderia faltar os seguintes itens:

  1. A qualidade de vida
  2.  Segurança
  3.  A ótima remuneração conseguida pelos trabalhadores
  4.  Nível de excelência educacional
  5. Infraestrutura dos espaços públicos e privados

Em suma, existem muitos pontos positivos de estabelecer residência na Suíça se a pessoa se planejar e conseguir a oportunidade de emprego no país.

Aqui você pode ler sobre Renda Extra na Internet

Global66 te acompanha onde você quiser viver

Se o seu objetivo é se mudar para a Suíça ou qualquer outro país da Europa, saiba que você pode utilizar os serviços da Global66.

A plataforma Global66 te ajudará a enviar dinheiro do Brasil para o mundo e a receber dinheiro do Brasil independente da sua localização.

Os serviços de transferências internacionais da Global66 são oferecidos tanto para pessoas físicas quanto para empresas e buscam diminuir as distâncias para realizar um envio.

Com a Global66 você pode realizar  transações internacionais com agilidade, segurança e baixo custo e o melhor: de maneira online.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brazil

Cartão Riachuelo: Requisitos e Benefícios

Você está procurando um cartão de crédito para fazer? Se interessou pelo cartão Riachuelo e está na dúvida se ele vale a pena ou não?  Um cartão de crédito como o cartão Riachuelo é comercializado com

Read More »
Brazil

Taxa Shein: Tudo o que você precisa saber

A Taxa Shein é uma tarifa cobrada nas compras internacionais nesse e-commerce, assim como acontece em outras lojas virtuais que requerem o pagamento de imposto. Para quem é novo nesse universo de importação é fundamental ter

Read More »