Como Investir em Criptomoedas 2022: Passo a passo 

Como investir em criptomoedas 2022? Se você está em busca de informações sobre como começar esse tipo de investimento, é fundamental  conhecer o funcionamento desse ativo.

As criptomoedas têm sido assunto de diversos conteúdos produzidos sobre finanças e tipos de investimentos que podem ser realizados no Brasil e no exterior.

Ainda que o seu interesse seja só aprender como investir em criptomoedas 2022, você deve saber em que contexto a criptomoeda surgiu e  como é operada.

O que são as criptomoedas?

Para quem é novo nesse universo das finanças e ainda não está familiarizado com o termo criptomoedas, saiba que trata-se de uma moeda digital.

As criptomoedas funcionam  como uma espécie de dinheiro virtual e assim como as divisas comumente negociadas no mercado financeiro também possuem o seu valor de mercado.

Uma das principais características das criptomoedas é que elas são descentralizadas e não são regulamentadas pelas autoridades governamentais, com isso as transações ocorrem dentro de uma estrutura chamada blockchain.

O blockchain é uma tecnologia que utiliza a  criptografia para registrar  todas as transações realizadas  com as criptomoedas existentes nesta rede de maneira segura.

Por último, as criptomoedas podem ser utilizadas para pagar produtos e serviços e nos últimos anos têm sido consideradas  pelos investidores como uma reserva financeira.

Aqui você pode ler sobre Qual Conta Digital Rende Mais

Como comprar e investir em criptomoedas em 2022?

Se você está decidido a comprar criptomoedas, confira o passo a passo para realizar essa operação com segurança  e clareza.

1)Pesquisar os tipos de criptomoedas

A primeira medida que deve ser tomada por quem deseja investir em criptomoedas é conhecer os diversos tipos de criptomoedas existentes.

A natureza dessas moedas digitais tornam as possibilidades de negócios amplas, pois diversas criptomoedas foram criadas, sendo as mais conhecidas: Bitcoin, Ethereum, Tether, Litecoin, etc.

 Cada criptomoeda  possui  funções e características que podem variar e obviamente quando se trata de investimentos têm seus pontos positivos e riscos altos que devem ser considerados.

2) Escolher uma exchange para realizar a transação

Após analisar e estudar o mercado financeiro digital é chegado o momento de  encontrar uma plataforma exchange confiável para realizar a  operação de compra de criptomoedas.

As plataformas exchanges são um dos canais de intermediação entre as pessoas que querem vender os ativos digitais e os investidores que desejam adquiri-los.

Uma outra alternativa para fazer a compra de criptomoedas é através de uma carteira digital especializada na  negociação deste ativo.

3) Criar uma conta em uma corretora de criptomoedas

Ao cadastrar-se em uma plataforma exchange o usuário poderá ter acesso aos diferentes tipos de produtos e planos oferecidos para negociar os ativos.

Para abrir uma conta em uma corretora exchange  é  necessário informar o nome completo, o email e criar uma senha.

4) Transferência de fundos 

O uso de uma corretora de criptoativos requer  na maioria das vezes que o investidor realize o pagamento de uma taxa  para realizar as transações.

Algumas plataformas têm como requisito a obrigatoriedade de realizar um depósito em uma valor mínimo predeterminado que pode ser feito em reais ou outras divisas.

A maioria das plataformas são internacionais, porém algumas delas, como a eToro e Binance  aceitam o pagamento com cartão de crédito, Paypal, transferência bancária ou Skrill.

As opções de meios de pagamentos aceitos pelas corretoras podem variar segundo a cobertura de transações da plataforma no país.

5) Acessar o catálogo da corretora

A interface dos sites de negociação de criptomoedas não é idêntica, mesmo assim  para comprar uma ou mais criptomoedas é necessário fazer login na plataforma.

O usuário deve pesquisar no catálogo da plataforma quais são as opções de criptomoedas e os mercados disponíveis para negociação.

Para realizar a compra da criptomoeda é necessário clicar em cima da moeda ou em um botão com sinal de +, em que aparecerá a opção de compra ou venda da moeda.

Escolha a quantidade de dinheiro que deseja investir na fração da criptomoeda que deseja comprar e aguarde a atualização do saldo no aplicativo de criptomoedas ou na plataforma.

Quais são as vantagens e desvantagens de investir em cryptomoedas em 2022?

Os ativos digitais como as criptomoedas geram muitos debates relacionados à sua volatilidade, altos riscos e os benefícios que podem ser obtidos através do investimento.

O fato de que as criptomoedas são um ativo financeiro relativamente novo e que utilizam outros tipos de tecnologias para criar, administrar e comercializar a moeda, as tornam interessantes para os investidores.

As vantagens de investir em criptomoedas são:

  • Privacidade e segurança das transações realizadas dentro da estrutura da rede blockchain;
  • Facilidade de pagamento;
  • Lucros que uma criptomoeda pode ter a longo prazo, caso se torne altamente valorizada no mercado.
  • Diversificação de carteiras de ativos: é possível investir em diferentes tipos de criptomoedas, segundo a estratégia de investimento definida.
  • Taxas baixas: o custo para realizar transferências com criptomoedas costuma ser menor do que as transações convencionais de envio de dinheiro.

Como todo tipo de investimento de alto risco e principalmente aqueles  que não são regulamentados pelo Banco Central ou Conselho Monetário Nacional requerem alguns tipos de cuidados.

Sendo assim, as criptomoedas possuem algumas desvantagens que são:

  • Volatilidade: as constantes mudanças no valor das moedas  tornam esse tipo de investimento suscetível a ganhos e também a grandes perdas.
  • Ausência de regulamentação: a tecnologia utilizada nas operações permite o anonimato e segurança durante as negociações, mas estão passíveis a tentativas de fraudes e roubos que não podem ser devidamente analisadas.
  • Falta de reembolso: caso um pagamento com criptomoedas seja feito por engano para outra pessoa, não é possível reembolsá-lo ou cancelá-lo.
  • Complexidade para realizar as negociações: compreender os termos utilizados nesse mercado pode ser um pouco complexo e exige conhecimento do funcionamento das operações com criptomoedas.

Em síntese, para quem está estudando como investir em criptomoedas 2022, o mais importante é entender a dinâmica desse mercado e considerar as vantagens e desvantagens do negócio.

Quais os riscos que você deve conhecer ao investir em cryptomoedas em 2022? 

Antes de investir nas criptomoedas  é preciso conhecer os riscos que esse tipo de investimento costuma apresentar.

 O primeiro risco da moeda digital  é que haja uma supervalorização do ativo no mercado e que pouco tempo depois a moeda  se desvalorize causando perdas.

A alta volatilidade de algumas criptomoedas atraem muitos investidores, porém existe o risco dos preços  das moedas diminuírem a qualquer momento.

Outro risco de uma moeda digital é que a sua estrutura e funcionamento dependem completamente da tecnologia.

 Caso haja alguma falha ou bloqueio da rede, as transações não podem ser realizadas e os valores em criptomoedas não podem ser entregues.

Um aspecto que os investimentos que não são de renda fixa como as criptomoedas têm é que não existe uma garantia de retorno do investimento.

Leia aqui sobre O que é Certificado Digital e para que serve?

Como decidir quanto investir e qual o seu perfil de investidor?

A recomendação dada por muitos especialistas em Finanças é que o investidor estipule um valor máximo de investimento que não supere e comprometa mais de 5% do seu patrimônio.

Até mesmo nas situações em que o investidor já tenha um pouco mais de experiência no uso das plataformas de exchange para negociar as criptomoedas é importante ter cautela.

O investidor deve definir uma estratégia para a compra das criptomoedas, identificando o melhor momento para adquirir o ativo, idealmente quando o preço está mais baixo, para vendê-las quando os valores estiverem mais altos.

As criptomoedas não são os únicos tipos de investimentos que as pessoas podem fazer, por isso  cada investidor deve conhecer as alternativas existentes. 

Os  perfis de investidores mais comuns são: o conservador, moderado e arrojado, o primeiro tipo é mais voltado para os ativos tradicionais como o tesouro direto e renda fixa.

Enquanto o perfil moderado investe em fundos imobiliários e o arrojado investe em derivativos e criptomoedas.

Nesse sentido, o que determina o tipo de investidor que um usuário pode ser, é  o objetivo e a estratégia adotada após a compra da moeda, se mantê-la guardada na carteira digital ou retirá-la após obter o lucro.

Perguntas frequentes sobre como investir em criptomoedas

Quais são as principais criptomoedas no mercado?

Existem centenas de criptomoedas no mercado das criptomoedas, sendo as mais conhecidas: Bitcoin, Ethereum, Litecoin, Tether, Cardano e USD Coin.

Quanto custa comprar uma criptomoeda?

Não existe um valor padrão para a compra de uma criptomoeda, pois os valores são determinados pela oferta e demanda da moeda no mercado. Contudo, é possível encontrar corretoras que oferecem a possibilidade de operar na plataforma pelo valor inicial de R$ 100,00.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

renda extra na internet passo a passo
Brazil

Renda Extra na Internet: Passo a Passo

Se você está em busca de informação sobre como conseguir uma renda extra na internet, a primeira coisa que deve fazer é identificar sites e aplicativos confiáveis. A web transformou a maneira como as pessoas consomem

Read More »
estudar medicina na bolívia como fazer
Brazil

Estudar Medicina na Bolívia: como fazer?

O sonho de se tornar um  médico ou médica tem motivado muitas pessoas a buscarem estudar Medicina na Bolívia e em outros países da América do Sul. Para muitos estudantes internacionais, a oportunidade de estudar Medicina

Read More »

Empieza a hacer tu dinero Global

-

DESCARGA LA APP