Como cobrar um Cliente: ideias para receber o pagamento

Os profissionais que trabalham como autônomos ou até mesmo as empresas precisam ter definidas estratégias para receber pelo serviço prestado e saber como cobrar um cliente. 

Primeiramente, os empreendedores não devem se sentir culpados pelo incumprimento da obrigação da outra parte no acordo de prestação de serviços.

Ainda que não seja uma situação que impacte positivamente nas finanças e planejado do seu negócio, é  importante que a pessoa aprenda como cobrar um cliente para poder lidar  com essa situação

O objetivo da pessoa que vende um produto é receber o valor  dentro do prazo estipulado  na compra.

Contudo, se isso não acontecer, você pode recorrer a alguns conselhos que separamos para negociar a cobrança do pagamento sem tanta dor de cabeça.

Como cobrar um cliente?

A inadimplência dos clientes é um problema que atinge a milhares de setores comerciais no Brasil, fazendo com que as empresas e empreendedores passem pela mesma situação.

Desse modo, é necessário fazer um planejamento de como fazer a cobrança do cliente sem gerar uma situação desconfortável para ambas e sem impactar negativamente o negócio.

 Segundo o levantamento feito pela Serasa, durante o ano de 2021 ao todo 63,4 milhões de pessoas encontravam-se em situação de inadimplência.

Muitas empresas e instituições financeiras realizam a avaliação da situação cadastral dos clientes no Serasa Score antes de autorizar a  liberação de crédito  para os clientes.

1)Traçar um perfil do cliente

Uma das formas que você tem para realizar a cobrança do pagamento a um cliente é conhecendo bem e entendendo o seu comportamento como consumidor.

Mantenha a base de dados ou sistema cadastral dos seus clientes atualizados, se assegure de ter todas as informações necessárias para se comunicar com o cliente.

2) Manter uma comunicação cordial 

A regra de ouro para a resolução de situações críticas no atendimento ao cliente, sobretudo, na cobrança de pagamento é ser  educado durante a comunicação.

Por mais que a situação seja estressante e desagradável, você não conseguirá alcançar o seu objetivo se for rude  ou maltratar o cliente.

Dedique um tempo na conversa telefônica ou na comunicação por escrito  para tentar entender a situação do cliente.

3) Não tenha medo de realizar a cobrança

Para muitas pessoas, realizar a cobrança de dinheiro pode ser uma situação um pouco complicada, porém é preciso que o profissional faça a cobrança sem receio e com confiança.

A partir do momento que você notar que o cliente não realizou o pagamento, você deve se comunicar e realizar a cobrança do pagamento, esse é um processo que faz parte da rotina da empresa.

4) Envie uma mensagem lembrando o prazo de cobrança

Uma técnica que pode te ajudar a aprender como cobrar um cliente e ao mesmo tempo ser útil e sutil com a ação é enviar uma mensagem uns dias antes do vencimento do prazo.

Preparar um texto simples e objetivo para lembrar ao consumidor que a data do pagamento se aproxima.

Além disso, é possível descrever os meios de pagamento que o cliente pode utilizar para realizar o pagamento. 

5) Defina um horário para entrar em contato

Estabelecer um horário para se comunicar com os clientes é uma ótima ideia para poder conseguir conversar com o cliente  em um momento oportuno.

As tentativas de comunicação  e cobrança devem acontecer no horário comercial, porque as chances que a cobrança feita em um fim de semana tenha sucesso são pequenas.

 Para atingir o seu objetivo e  obter uma resposta positiva por parte do cliente é preciso agir com calma para não parecer invasivo.

6) Aprenda a negociar com o cliente

Na relação entre empresa e cliente haverá momentos em que será necessário saber negociar para conseguir alcançar as metas.

Neste caso, o objetivo é que o cliente pague pelo produto ou serviço contratado, por isso é preciso que o empreendedor mentalize que a habilidade de negociação deve ser uma estratégia utilizada.

Saber escutar o cliente, manter a tranquilidade durante a negociação e contato podem te ajudar a encontrar uma solução para o problema.

Seja como for, você pode oferecer opções para que a pessoa cumpra com o compromisso acordado de realizar o pagamento: 

  • disponibilizar descontos, 
  • reduzir as taxas de juros,
  • aumentar o prazo para o pagamento,
  • parcelar o saldo devedor.


Canais para falar com um cliente que não paga

Antes de mais nada, a escolha do canal adequado para entrar em contato com o cliente que não pagou é essencial para que essa operação comercial não seja perdida.

Dessa forma, você pode utilizar diferentes meios para conseguir estabelecer uma comunicação assertiva e eficiente com os clientes inadimplentes.

E-mail

 A comunicação via e-mail é uma ferramenta bastante utilizada e difundida também para fazer o Marketing da empresa, por essa razão você pode aproveitar esse canal.

Dependendo da frequência do envio das mensagens, você pode falar sobre diversos assuntos com o cliente, inclusive a cobrança do pagamento sem parecer tão insistente.

Apresente uma proposta de negociação da dívida para o cliente e procure estar atento aos comentários dele.

Telefone

A ligação telefônica é um canal de comunicação que pode te ajudar a fazer uma aproximação com o cliente, contudo é preciso ter cautela com a quantidade de ligações que faz para o cliente.

SMS

O envio de mensagens de textos pode ser funcional para lembrar a data do pagamento  e ser breve e preciso na comunicação.

Whatsapp

O Whatsapp para Empresas permitiu que os clientes tenham mais um canal de  comunicação com as empresas, sendo assim é possível utilizar esse canal a favor do empreendedor.

Com as funções disponíveis no aplicativo é possível programar o envio de mensagens para os clientes e também enviar um recordatório que o prazo para o pagamento está próximo.


Frases para utilizar para conseguir um pagamento

Para que o processo de cobrança seja feito com transparência, educação e eficiência é preciso estabelecer o tom adequado e específico para este tipo de comunicação.

Do mesmo modo, separamos alguns exemplos de frases que podem servir de inspiração para um empreendedor ou empresa estabeleçam o contato com os clientes e vejam como cobrar um cliente.

Frase 1 

“Olá, [nome ]!  Tudo bem?

Sua fatura referente ao mês de Dezembro encontra-se em aberto em nosso sistema. Você poderia confirmar se o pagamento já foi realizado?”

Podemos ajudá-la de alguma forma?

 Caso tenha interesse, não hesite em nos acionar. 

Obrigado,

Frase 2  

“Olá, [nome]! Como vai?

Estamos entrando em contato para informá-lo que  ampliamos os nossos meios de pagamento, por isso agora é possível realizar o pagamento de suas faturas online.

Estamos à disposição para negociar o valor em aberto. Entre em contato para chegarmos juntos a melhor solução.”

Ficamos no aguardo,

Obrigado,

Frase 3

“Olá, [nome]!  Tudo bem?

Ainda não identificamos o  pagamento  da fatura do mês de janeiro em nosso sistema.  Aconteceu alguma coisa? Como podemos te ajudar? Que tal entrar em contato com nossa equipe para chegarmos a uma solução? 

Ficamos à sua disposição para te auxiliar.

Obrigado,

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »