COE: o que é e como funciona?

As pessoas estão cada vez mais informadas sobre inovação e tipos de investimentos que podem ser feitos, como é o caso do COE.

O COE é um Certificado de Operações Estruturadas, na prática esse investimento é um ativo financeiro que pode ser adquirido por investidores através dos bancos.

As características do COE podem variar segundo o tipo de contrato e aplicação escolhida pelo investidor no momento de investir.

O que é COE?

Em primeiro lugar, o COE pode ser definido como um conjunto de ativos financeiros que possuem rentabilidade e riscos que dependem do seu tipo.

Outras características que definem o Certificado de Operações Estruturadas são a sua composição de ações, títulos e derivativos de renda fixa e variável.

Um Certificado de Operações Estruturadas- COE é muitas vezes descrito pelas instituições bancárias e financeiras como um pacote de investimentos financeiros cujas rentabilidades variam.

Como funciona o COE?

O Certificado de Operações Estruturadas pode ser oferecido tanto pelos Bancos autorizados pela Bolsa de Valores como pelas corretoras de investimentos conforme a determinação do Banco Central.

A aquisição de um COE acontece dentro de um processo que analisa  diversos tipos de cenários e possibilidades de ganhos segundo o perfil do investidor.

Alguns fatores podem influenciar o retorno do investimento  feito como: o tipo escolhido, data de vencimento e os cenários de perdas e ganhos.

Para que um investidor possa definir qual é o melhor investimento para  contratar ele deve escolher entre os dois tipos de Certificados existentes:

  • COE com valor nominal protegido: por determinação de uma garantia existe a possibilidade que o investidor receba apenas o valor investido, caso o desempenho do derivativo não seja como o esperado.
  • COE com valor nominal em risco:  nesse tipo de investimento a margem de risco é um pouco maior, portanto, o investidor corre o risco de perder o valor total investido.

Segundo a Bolsa de Valores brasileira, cada banco emissor do COE deve elaborar e fornecer um DIE – Documento de Informações Essenciais que explicam como funciona o investimento.

Quais são os benefícios do Certificado de Operações  Estruturadas?

O Certificado de Operações Estruturadas assim como outros tipos de investimentos possuem os seus riscos e benefícios que devem ser estudados.

Os pontos positivos identificados pelos especialistas em Investimentos e investidores que acompanham esse tipo de instrumento financeiros são:

Inovação e Flexibilidade

O certificado se caracteriza como um ativo financeiro que é novo no mercado e que está ligado a outros ativos como:

  •  ações nacionais e internacionais;
  • valorização e desempenho do dólar;
  • indicador das ações da Bovespa;
  • índice de juros (CDI) e de inflação (IPCA)

Sendo assim, a flexibilidade e variedade de cenários em que o instrumento financeiro pode ser aplicado tornam uma opção interessante para muitos investidores.

Retorno em diferentes cenários

Um dos principais benefícios desse conjunto de investimento é a amplitude dos cenários de ganhos e perdas que o instrumento pode ter.

De acordo com a normativa das aplicações  do ativo, a contratação do investimento deve ser feita após a análise  dos riscos do investidor.

A dinâmica do mercado permite que os ativos sejam remunerados de muitas formas, podendo permanecer como comprados ou vendidos no ativo de referência, entre outras possibilidades.

Escolha de modalidade de COE

No momento da contratação de um investimento o usuário pode escolher uma modalidade de certificado que ofereça um risco menor e a devolução do investimento seja completa.

Esse tipo de instrumento pode ser muito útil para os investidores que estão começando a realizar investimentos e desejam ter uma segurança do retorno do investimento.

Quanto  rende um COE?

Antes de mais nada, o rendimento do Certificado de Operações Estruturadas possui dois tipos de rendimentos diferentes que depende do tipo de certificado emitido.

No rendimento COE que garante a proteção do capital investido, o retorno  esperado do investimento deve ser de pelo menos 100% do valor investido.

Se uma pessoa investir R$ 6.000,00 nesse tipo de derivativo, no final do período do investimento, a rentabilidade obtida deveria ser de R$ 6.000,00.

Este resultado se deve a queda no desempenho do ativo  durante o ciclo de comercialização.

Por outro lado, o outro tipo de  COE não tem uma garantia de proteção e retorno do investimento feito.

Em suma,  isso significa que é passível ao risco de perda total do capital investido.

O  COE  é um bom investimento?

Um Certificado de Operações Estruturadas é um investimento que requer que a pessoa que deseja adquiri-lo tenha um maior conhecimento sobre as implicações do investimento.

O contexto de comercialização dos COE são influenciados por muitos fatores: taxas, índices e riscos de liquidez, mercado e risco de crédito da instituição emissora.

A decisão de escolher o melhor tipo de investimento para ser feito deve considerar todos os fatores citados anteriormente e também o perfil de cada investidor.

Perguntas Frequentes sobre COE

Quais os riscos de um investimento COE?

Os investidores que escolhem esse tipo de ativo correm 3 tipos de  riscos: 

– O risco de crédito emissor: quando a instituição que emite o certificado pode sofrer algum tipo de dificuldade e afetar o pagamento dos fundos de investimento.
– Risco de mercado: a rentabilidade do investimento pode variar devido a alterações de outros ativos financeiros.
– Liquidez: este risco se refere a possibilidade de recuperar o investimento feito em pouco tempo, o resgate do COE pode ser feito em um mercado secundário, mas nem sempre com o valor esperado.

O COE é um investimento regulamentado?

Sim, o COE é um ativo  financeiro que foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional em 2015 e somente instituições autorizadas podem emiti-lo.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »