Código Ispb o que é? Veja como utilizá-lo.

Importante: Global66 é uma fintech de transferência de dinheiro com um preço econômico e não tem relação direta com os bancos citados. Este conteúdo foi gerado para informar sobre as opções de envio de dinheiro no Brasil.

O sistema financeiro é utilizado pelos milhões de clientes e possui alguns códigos e termos que são utilizados para referir-se a uma informação importante numa operação.

Nesse sentido, o código ispb é um dos códigos necessários no momento de realizar uma transferência bancária no Brasil, se o banco não possuir o código COMPE.

A sigla ISPB se refere ao Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiros, um código de 8 dígitos, porém o seu uso é opcional.

Além disso, cada banco possui o seu próprio código ispb, por isso eles não se repetem.

Diferenças entre Código ISPB e Código COMPE

Atualmente existem muitas formas de fazer um pagamento de um serviço e também transferências entre bancos.

Com tantas possibilidades de realizar pagamentos é importante saber diferenciar os tipos de códigos bancários existentes.

Do mesmo modo, que os códigos IBAN e Swift, o ISPB também serve para identificar instituições bancárias, por isso é importante saber quando usar o ISPB em vez do código do banco.

O código ispb também exerce a função de identificador dos bancos no sistema de pagamento brasileiro e é definido pelo Banco Central do Brasil.

Apesar do código COMPE (Sistema de Compensação de Cheque e Outros Papéis) e o ISPB terem a mesma finalidade, o código do banco mais utilizado é o COMPE.

O código compe é formado por três dígitos e são mais fáceis de serem localizados no sistema bancário no momento de iniciar um pagamento como TED e DOC, por exemplo.

Transferência TED

CódigoBanco
237Bradesco S.A
104Caixa Econômica Federal
001Banco do Brasil

ISPB dos principais bancos do Brasil

Para realizar uma transferência TED e DOC os sistemas bancários requerem que o usuário informe o código do banco da pessoa que enviará o dinheiro.

Muitos  bancos possuem o código do banco de 3 dígitos, entretanto se algum deles não tiver o código Compe, você pode utilizar o código ispb.

Consultar a lista de código de bancos pode ser feita facilmente  no site do banco central, para ajudá-lo na busca fizemos uma relação dos bancos e seus códigos.

ISPBNome reduzidoNúmero do códigoParticipa da CompeInício da operação
00000000BCO DO BRASIL S.A001Sim22/04/2002
00038166BACENN/ANão22/04/2002
0360305CAIXA ECONOMICA FEDERAL 104Sim22/04/2002
60701190ITAÚ UNIBANCO S.A341Sim22/04/2002
60746948BCO BRADESCO S.A. 237Sim22/04/2002
00416968BANCO INTER077Sim15/08/2008
02038232BANCO SICOOB S.A756Sim 22/04/2002
90400888BCO SANTANDER (BRASIL) S.A.033Sim22/04/2002
92894922BANCO ORIGINAL212Sim22/04/2002
78632767BCO OURINVEST S.A. 712 Não28/01/2014 
33042953CITIBANK N.A477Sim22/04/2002

Qual código usar para fazer TED e DOC?

O código do Compe ou Ispb deverá ser adicionado ao sistema do banco no momento de fazer a transferência independente de que seja TED ou DOC.

Em alguns sistemas de bancos como o  banco Itaú, os clientes que acessam o internet banking e selecionam a opção transferência, o sistema fornece uma lista com os códigos de alguns bancos.

Banco destinatário
237- Banco Bradesco S.A
745- Banco Citibank S.A
104 – Caixa Econômica Federal

Por outro lado, se o banco que você precisa transferir não constar na lista é possível inserir o código compe manualmente e se a instituição não possuir o código você pode inserir o código ispb.

Qual  é o melhor horário para enviar um TED ou DOC?

As transferências bancárias TED e DOC não possuem uma restrição de horário para serem realizadas pelo app ou pelo internet banking.

O fato da operação ser feita em qualquer horário não significa que o dinheiro seja compensado no mesmo instante, como acontece com o sistema de pagamento instantâneo Pix  por exemplo.

Cada pessoa pode ter um horário ou momento do dia que acredite que é o mais adequado para transferir dinheiro.

 TED

A Transferência Eletrônica Disponível(TED) pode ser feita todos os dias úteis, e se o pagamento for feito até às 17:00 horas a compensação do dinheiro pode ocorrer no mesmo dia.

Uma das vantagens desse tipo de pagamento é que não há limite no valor da transferência.

DOC

O Documento de Crédito(DOC) possui um valor limitado de R$ 4.999,99 por  transferência, o valor é debitado da conta de quem envia no mesmo dia, porém o dinheiro só é debitado na conta do beneficiário no próximo dia útil.

Clique aqui para saber mais sobre a diferença entre TED, DOC e PIX

Global66: a melhor alternativa para transferir dinheiro para o exterior! 

A Global66 é uma fintech que  atua no Brasil  e em mais 55 países oferecendo aos seus milhões de clientes a oportunidade de realizar pagamentos online com um custo baixo.

Não importa se você é um trabalhador independente, assalariado ou se é um microempreendedor, na Global66 existe um tipo de conta e solução financeira pensada para as suas necessidades.

Se você quiser economizar tempo e dinheiro para enviar remessas sem a necessidade de sair de casa e enfrentar filas em agências, conheça os serviços da Global66 e comece a fazer transferências ainda hoje.

[comparator]

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »