O que é Capital Social? Como definir seu valor

O que é capital social, talvez seja uma das perguntas mais feitas pelas pessoas que desejam abrir uma empresa.

Ainda mais, quando se trata de uma dúvida que surge no processo de planejamento de abertura de uma empresa.

Portanto, o capital social de uma empresa  é o valor que uma empresa precisa reunir para iniciar suas atividades e manter o seu funcionamento normalmente.

Nesse sentido, cada sócio ou acionista contribui com uma quantia para que o negócio seja aberto.

Apesar disso, dependendo do tipo de negócio que esteja em desenvolvimento, o lucro pode levar um pouco mais de tempo para ser obtido.

Dessa forma, o capital social vai permitir que a empresa opere regularmente até que os lucros sejam gerados.

Para que serve o Capital Social?

Antes de mais nada, o capital social será utilizado para a manutenção dos gastos e funcionamento da empresa.

Desse modo, quando você e seu sócio fornecerem certo valor de capital para iniciar uma  empresa, ele poderá ser utilizado para cobrir gastos como:

  • compra de equipamentos.
  • contratar serviços de reparação de equipamentos
  • compra de acessórios.
  • contratar serviços de instalação de equipamentos
  • compras de computadores e  impressoras
  • compras de automóveis para uso da empresa

Em outras palavras, com esses recursos a empresa poderá realizar compras de itens necessários para o desenvolvimento das tarefas do negócio.

Do que está formado o Capital Social?

O Capital Social necessário para abrir uma empresa, não precisa ser especificamente dinheiro em espécie, mas sim todo bem que pode ser revertido em dinheiro.

Como por exemplo: bens móveis e imóveis, além de  títulos de patentes e marcas podem ser utilizados como formação de parte do capital social.

Essa operação de composição do capital social é chamada de integralização de capital social e deve ser feita junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

Como definir o Capital Social da empresa? 

Para definir o capital social da sua empresa, será necessário saber qual o tipo de empresa e modelo de negócio deseja iniciar.

Se o seu caso é de uma empresa Mei ou Sociedade Limitada, por exemplo, você pode fazer uma estimativa de um valor mínimo necessário para iniciar o seu negócio.

A tarefa de definir o Capital Social nem sempre é fácil e rápida, mas  depois que a empresa estiver aberta esse valor definido pode ser reajustado.

Capital Social para MEI

A empresa MEI-  Microempreendedor Individual se caracteriza por ser de natureza jurídica em que pequeños negócios são abertos.

Contudo para esse tipo de empresa não existe uma obrigatoriedade em contar com um valor mínimo de investimento.

Desse modo, o empresário pode abrir o seu negócio, mas deve se planejar para que o valor investido mantenha o funcionamento da empresa, até que ele consiga o retorno esperado.

Segundo a lei, o faturamento  anual do microempreendedor individual  não pode exceder os R$ 81.000,00.

Capital Social para EI

Da mesma forma que o Mei, o Empreendedor Individual não necessita de um valor mínimo para iniciar um negócio, entretanto é recomendável investir pelo menos R$ 1.000,00.
Além disso, o faturamento anual do EI é de até 4,8 milhões por ano.

Capital Social para EIRELI

A Eireli ( Empresa Individual de Responsabilidade Limitada) também não exige que o empreendedor tenha um sócio, assim como o MEI e o EI.

Por outro lado, nesse modelo de empresa é necessário colocar um valor de capital social igual ou maior do que 100 salários mínimos. 

Essa quantia pode ser colocada tanto em dinheiro quanto em bens.

Para saber o valor do salário mínimo no Brasil.

Capital Social para Sociedade Limitada

No caso da  Sociedade Limitada para abertura da empresa é essencial a existência de sócios,  porém não é exigido um Capital Mínimo.

Como resultado, o Capital Social de uma Sociedade Limitada será composto da contribuição feita por cada sócio.

Abra sua conta empresa na Global66

Na Global66 uma Pessoa Jurídica também fazer envios de dinheiro para o exterior, de maneira ágil, segura e online.

O primeiro passo para que a sua empresa possa fazer transferências internacionais com um custo baixo e em segurança é escolher uma fintech confíavel e com grande experiência no mercado como a Global66.

Em suma, a sua empresa pode pagar contas, taxas de importação e salários de colaboradores que vivem em outros países, sem que você precise visitar um agência física.

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »