Brasileiros na Irlanda: como é viver no país?

Viver no exterior é o sonho de muitas pessoas, esse é o exemplo dos brasileiros na Irlanda, muitos cidadãos escolhem essa nova terra para começar uma nova vida.

A motivação dos brasileiros e de pessoas de outras nacionalidades para viver na Irlanda varia bastante, desde o objetivo de ir estudar Inglês no país até aqueles que querem trabalhar em uma empresa na região ou ter um negócio próprio.

Muitos brasileiros escolhem destinos como esse onde acreditam que viverão uma experiência incrível e terão uma qualidade de vida melhor.

Antes de tudo, é importante saber que  a ilha da Irlanda está dividida em duas: a Irlanda do Norte e a Irlanda do Sul, a parte norte da ilha  atua de maneira autônoma e independente por isso é reconhecida como República da Irlanda.

Diferentemente da República da Irlanda, a Irlanda do Norte é um estado soberano do Reino Unido, tendo portanto a mesma moeda que o restante dos estados integrantes do Reino Unido: a libra esterlina.

Enquanto na República da Irlanda a moeda oficial é o euro, mostrando que na Irlanda a divisão principal ocorre não somente em relação ao território como também em relação à economia.

Número de habitantes da Irlanda

De acordo com a pesquisa realizada pela Oficina Central de Estatísticas(Central Statistics Office) a Irlanda alcançou  o número de  5 milhões de habitantes.

Este dado demonstra um crescimento expressivo da população, pois esse número não era alcançado desde 1851 e em abril de 2020 o número de habitantes era de 4,97 milhões. 

O número de imigrantes que vivem na Irlanda representa  em torno de 12,9% da população, cidadãos de diferentes países como:

  • Letônia
  • Romênia
  • Lituânia
  • Reino Unido
  • Polônia
  • Itália
  • França
  • Alemanha
  • Brasil 

 Em relação  a quantidade de brasileiros na Irlanda, a Embaixada do Brasil em Dublin estima que haja 70 mil brasileiros na Irlanda.

A população de brasileiros na Irlanda se concentra em sua maioria na capital do país: Dublin, outros residentes brasileiros escolhem cidades como: Galway, Cork e Limerick.

Vantagens e desvantagens de viver na Irlanda

A decisão de mudar-se para outro país requer analisar aspectos como o custo de vida, empregabilidade, salário mínimo, assim como as vantagens e desvantagens de viver nesse novo lugar.

Frequentemente são divulgados resultados de pesquisas sobre a qualidade de vida em diversos lugares do mundo, inclusive sobre a Irlanda.

Bem como, muitos residentes brasileiros relatam suas experiências de vida na Irlanda em blogs e nas redes sociais, baseado nesses relatos listamos as vantagens e desvantagens de viver na Irlanda.

As principais vantagens de viver na Irlanda descritas pelas pessoas que escolheram este país para viver são:

  1. Qualidade de vida.
  2. Segurança
  3. Liberdade
  4. Qualidade de ensino
  5. Suporte Social do Estado
  6. Receptividade aos imigrantes
  7. Limpeza
  8. Cuidado com o meio ambiente
  9. Possibilidade de desenvolvimento de carreira

Em contrapartida, como em qualquer lugar do mundo, na Irlanda também existem pontos negativos segundo o ponto de vista das pessoas que vivem no país.

  1. Custo de moradia: conseguir alugar uma residência algumas vezes pode ser um pouco complicado para os imigrantes.
  2. Acesso à internet: em algumas regiões da ilha o serviço de distribuição do sinal de internet é lento e caro.
  3. Transporte público nas cidades menores.
  4. Clima: para algumas pessoas a questão da Irlanda e o clima é um ponto desfavorável, pois na Irlanda chove muitas vezes durante o ano.

Melhores cidades para viver na Irlanda 

Irlanda cidades é uma das buscas realizadas pelas pessoas que estão pesquisando qual é o melhor lugar para viver na Irlanda, seja para fazer intercâmbio ou para trabalhar.

Do mesmo modo, muitas das cidades irlandesas reúnem características atraentes como: boa renda per capita, conforto, hospitalidade e forte turismo.

Dublin

A capital da Irlanda tem pubs, museus e restaurantes que são paradas obrigatórias dos visitantes como The Brazen Head e Temple Bar. 

Além disso, apresenta uma grande diversidade cultural, muitas vezes é possível encontrar com estudantes, visitantes e residentes de diferentes nacionalidades.

Galway

Galway está localizada a 200 quilômetros de distância de Dublin, nesta cidade de menos de 75 mil habitantes os visitantes dispõe de belas paisagens nas praias da cidade.

A cidade conta com construções do período medieval que tornam os passeios pela cidade ainda mais incríveis, neste lugar a beleza e a tranquilidade se encontram na mesma medida.

Limerick

Quando se pensa numa cidade irlandesa jovem é impossível não pensar em Limerick, isso se deve ao fato de que mais da metade da população tenha até 30 anos.

Seja como for, a pequena cidade de quase 100 mil habitantes é constantemente procurada por estudantes para viver, pois o custo de vida é mais baixo em comparação a outras cidades irlandesas.

Waterford

Waterford é uma das cidades mais antigas da Irlanda, tendo sido fundada no ano 914, além disso é a 5ª maior cidade do país.

Apesar de ser uma cidade pequena em extensão, possui muitas opções de entretenimento e cultura como os museus, restaurantes e o belo porto da cidade.

Bray

A última cidade da lista reúne belas paisagens, tranquilidade e também agito para aquelas pessoas que gostam de desfrutar.

Muitas pessoas escolhem viver em Bray e trabalham ou estudam em Dublin devido a sua proximidade com a capital.

Mercado de trabalho na Irlanda

As vagas de emprego na Irlanda costumam atrair os profissionais brasileiros que querem entrar no mercado de trabalho na Irlanda.

A questão da fluência do idioma deve ser considerada no momento de se candidatar a uma vaga à distância, pois consequentemente ao conseguir um emprego na Irlanda e se mudar para o país será necessário falar inglês.

Ainda que a pessoa não saiba falar inglês, estudar o idioma no país não é difícil, pois existem centenas de escolas de idiomas que recebem milhares de estudantes todos os anos.

Para algumas vagas específicas de trabalho pode ser requerido um certificado oficial de proficiência no idioma e também a validação do diploma.

Os interessados em vagas de emprego na Irlanda podem realizar  pesquisas no seguintes sites:

  • Jobs.ie
  • IrishJobs
  • JobsIreland
  • Monster.

Veja qual tipo de visto para Irlanda você pode emitir se quiser trabalhar no país.

Perfil dos brasileiros que vivem na Irlanda 

Segundo o portal Edublin 97% dos brasileiros que vivem na Irlanda têm até 50 anos e 55% da população tem menos de 30 anos.

Outros dados coletados são que 70% dos brasileiros vivem na área urbana da Irlanda e 22% dos brasileiro trabalham no setor de hotelaria ou alimentício.

Global66: economize nas transferências para a Irlanda.

Se você precisa transferir dinheiro do Brasil para a Irlanda, saiba que na plataforma Global66 Brasil você conta com esse  serviço de transferências.

Para fazer a cotação do envio de dinheiro do Brasil para a Irlanda, você deve acessar o conversor de moedas principal da Global66.

Essa ferramenta de conversão de moedas permite que você estime o tempo de entrega da sua transferência para o país escolhido.

 Assim como, apresenta a taxa de câmbio da operação e o valor total que o destinatário receberá.

Portanto, para fazer a cotação das transferências internacionais na plataforma Global66 para o euro e entre outras moedas, você deve acessar o site Global66.com.

[comparator]

Esta publicación fue creada para entregar información general sobre el tema descrito en la fecha de su publicación, la cual puede tener caducidad en ciertos elementos como precios, promociones, costos u otros elementos de servicio.
La información de esta publicación no constituye una recomendación profesional de tipo legal, impositivo, financiero u otros por parte de Global66.
En virtud de la transparencia, te sugerimos siempre comparar y comprobar por ti mismo cuál es la mejor alternativa para tus servicios de remesas y transferencias internacionales.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

Contenido sugerido

Brasil

Cartão pré-pago internacional: Quais opções existem?

 O cartão pré-pago internacional.é um dos serviços financeiros inovadores que estão sendo utilizados por clientes que desejam realizar compras no exterior. Sendo assim, as instituições bancárias e fintechs estão constantemente desenvolvendo produtos financeiros com o objetivo

Read More »
Brasil

Qual Conta Digital rende mais: confira a lista!

Os usuários dos serviços financeiros estão cada vez mais informados sobre os produtos e benefícios que devem adquirir como: qual conta digital rende mais? As contas digitais  são uma das soluções financeiras inovadoras que o mercado

Read More »